Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2567
Título: Sistema Macros
Autor(es): Brasil. Presidência da República (PR)

Brasil. Controladoria-Geral da União (CGU)
Resumo: Trata-se de sistema criado com o objetivo de concentrar em uma única ferramenta os dados de interesse para a execução das ações de controle, tornar mais eficiente e abrangente o processo de levantamento de dados e eliminar a necessidade de conhecimentos especializados. Produz relatórios de pessoas físicas, jurídicas, unidades gestoras e municípios a partir de 85 fontes de dados distintas. Permite a inserção de informações relacionadas aos objetos de busca, atuando como um meio de compartilhamento de informações entre os usuários. Outra funcionalidade importante é a visualização e análise de redes de relacionamentos como, por exemplo, a base societária de empresas. Seu sucesso é corroborado pelo fato de, apesar de não ser um sistema de uso obrigatório, ser utilizado por aproximadamente 1000 servidores mensalmente. Entre os resultados obtidos, cabe destacar a economia estimada no último ano de R$ 9,44 milhões, contabilizando-se a redução de tempo despedida nesse processo de trabalho.
Palavras-chave: sistema;  ferramenta;  dados;  ações de controle;  conhecimentos especializados;  compartilhamento;  informações
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo a implementação de um sistema que permita tornar o processo de levantamento de dados mais eficiente. Isso impacta também a própria qualidade do trabalho, pois, por ser mais rápido e fácil, permite que seja mais abrangente.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Data: 2016
Data de início: 2012-07
Descrição física: Número de páginas: 20 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Gutemberg Assunção Vieira, Analista de Finanças e Controle. Ações premiadas no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2015. Área temática: melhoria dos processos de trabalho
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/2567
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema Macros.pdf550,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir