Título: Gestão por competências: apostila
Autor(es): Pantoja, Maria Júlia
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: www.enap.org.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila/Material Textual
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 189 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento permanente do servidor público, a ENAP tem realizado um conjunto de ações de capacitação em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Nesse cenário em que se priorizam competências dos servidores para a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, o Programa de Capacitação em Gestão de Pessoas assume importante papel. A partir da capacitação dos servidores que atuam nas áreas de Recursos Humanos da Administração Pública Federal, poder-se-á traduzir o contido na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal em estratégias adequadas a cada realidade do setor público federal
Palavras-chave: Gestão por Competências;  Modelo de Gestão;  Administração Pública;  Gestão por Resultados
Objetivo: Analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública federal; Discutir conceitos de competências considerando suas dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHAs) e níveis de complexidade; Descrever as tipologias de competências; classificando-as de acordo com o referencial especificado no Guia de Gestão da Capacitação por Competências; Discutir pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados; Analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; Identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; Planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa aplicadas ao mapeamento de competências considerando o contexto organizacional; Descrever as implicações do Decreto 5.707, de 23/02/2006, bem como dos seus instrumentos de monitoramento sobre o modelo de gestão da capacitação por competências na Administração Pública; Analisar o grau de implementação do modelo da gestão da capacitação por competências na administração; Identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências
Público alvo: Servidores públicos do poder executivo que trabalhem na área de Gestão de Pessoas
Contexto de aprendizagem: Curso: Gestão por Competências. Carga Horária: 21 horas/aula.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2522
Aparece nas coleções:Programa: Gestão de Pessoas
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