Gestão por competências: apostila
Título: | Gestão por competências: apostila |
Autor(es): | Pantoja, Maria Júlia |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | www.enap.org.br |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Apostila/Material Textual |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 189 p. |
Data: | 2015 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas |
Resumo: | Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento permanente do servidor público, a ENAP tem realizado um conjunto de ações de capacitação em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Nesse cenário em que se priorizam competências dos servidores para a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, o Programa de Capacitação em Gestão de Pessoas assume importante papel. A partir da capacitação dos servidores que atuam nas áreas de Recursos Humanos da Administração Pública Federal, poder-se-á traduzir o contido na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal em estratégias adequadas a cada realidade do setor público federal |
Palavras-chave: | Gestão por Competências; Modelo de Gestão; Administração Pública; Gestão por Resultados |
Objetivo: | Analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública federal; Discutir conceitos de competências considerando suas dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHAs) e níveis de complexidade; Descrever as tipologias de competências; classificando-as de acordo com o referencial especificado no Guia de Gestão da Capacitação por Competências; Discutir pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados; Analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; Identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho; Planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa aplicadas ao mapeamento de competências considerando o contexto organizacional; Descrever as implicações do Decreto 5.707, de 23/02/2006, bem como dos seus instrumentos de monitoramento sobre o modelo de gestão da capacitação por competências na Administração Pública; Analisar o grau de implementação do modelo da gestão da capacitação por competências na administração; Identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências |
Público alvo: | Servidores públicos do poder executivo que trabalhem na área de Gestão de Pessoas |
Contexto de aprendizagem: | Curso: Gestão por Competências. Carga Horária: 21 horas/aula. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2522 |
Aparece nas coleções: | Programa: Gestão de Pessoas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gcomp - ApostilaCE.pdf | 4.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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