Título: O modelo de gestão proposto pelo representante Caixa nos municípios com mais de 100 mil habitantes
Autor(es): Albuquerque, Aline Figueiredo de
Contribuidor: Martins, Humberto Falcão (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 30 p.
Data: Jun-2016
Detentor dos direitos autorais: Aline Figueiredo de Albuquerque
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com os empregados da Caixa Econômica Federal que atuam como Representantes CAIXA (RC) nos municípios com mais de 100 mil habitantes. O RC é um empregado, vinculado à Vice-presidência de Governo (VIGOV), designado a prestar um atendimento exclusivo e especializado aos municípios brasileiros nas áreas de Habitação, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Territorial e Melhoria da Gestão Pública. A pesquisa teve por objetivo verificar em que medida a atuação desses empregados, situada no campo da Gestão Pública, apresenta – em maior ou menor intensidade – elementos constitutivos dos principais paradigmas da Administração Pública (burocrático, nova gestão pública e governança pública). A partir dos resultados obtidos com a aplicação do survey, verificou-se que a atuação dos Representantes CAIXA apresenta, de maneira concomitante, elementos dos 3 paradigmas de gestão pública analisados. Apesar da constatação da coexistência dos modelos, de maneira geral, observou-se uma forte correlação entre temas, abordados no questionário, e modelos de gestão pública. Ao se abordar aspectos de relacionamento interpessoal, a atuação dos Representantes CAIXA foi percebida – pelos entrevistados – como uma prática permeada pelos princípios da Governança Pública e, por sua vez, ao se abordar aspectos a respeito da estrutura e do funcionamento da CAIXA (processos, produtos e integração/segmentação das áreas), verificou-se que – na percepção dos respondentes – os elementos do modelo burocrático se fizeram mais presentes.
Palavras-chave: Paradigmas da Administração Pública;  Modelos de gestão pública;  Caixa Econômica Federal;  Representantes CAIXA;  Assistência técnica;  Capacidade técnica dos municípios
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública 10ª edição.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2518
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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