Título: O desafio da prestação de informação ao cidadão por meio eletrônico e da garantia da privacidade: estudo de caso do Sistema Registrato do Banco Central do Brasil
Autor(es): Costa, Marcela Bassoli
Contribuidor: Vieira, Fernando José Travassos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 35 p.
Data: Jun-2016
Detentor dos direitos autorais: Marcela Bassoli Costa
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Acesso à Informação
Governo Eletrônico
Resumo: Este trabalho teve por objeto avaliar o caso do Extrato do Registro de Informações no Banco Central do Brasil (Sistema Registrato) à luz do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro, com ênfase no desafio de utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação para a prestação de serviços públicos de forma eletrônica, contínua e remota. Em termos metodológicos, foi realizado estudo descritivo qualitativo, a partir de análise bibliográfica, a respeito do Programa Governo Eletrônico Brasileiro e do desafio da prestação de informação ao cidadão por meio eletrônico e da garantia da privacidade. Em seguida, foi estudado o Sistema Registrato, do Banco Central do Brasil, e avaliada a aderência do caso concreto diante do referencial teórico, em especial, com relação às questões relacionadas à privacidade e, por outro lado, a Lei de Acesso à Informação. Verificou-se que a proposta de aprimorar a relação do Estado com o cidadão, utilizando TIC para oferecer serviço público por meio eletrônico, é amplamente favorável para a sociedade. Contudo, ficou destacada a necessidade de avaliação e de mitigação de riscos nas iniciativas de e-gov, em especial quanto à segurança digital e à manutenção da privacidade do cidadão. O dilema relativo à necessidade de garantir o acesso à informação de interesse do cidadão e à obrigatoriedade de proteger a privacidade e o sigilo da informação permeia as discussões do caso concreto. A conclusão a que se chegou aponta a necessidade de realização de monitoramento e avaliação da conveniência para o cidadão do serviço prestado por meio eletrônico.
Palavras-chave: acesso à informação;  governo eletrônico;  cidadania;  prestação de serviços públicos;  Privacidade;  Tecnologia da informação e comunicação
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2500
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcela Bassoli Costa.pdfArtigo principal758.85 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.