Título: Projeto de intervenção para implantação do sistema eletrônico de informações (SEI) no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA
Autor(es): Almeida, Cícero Padilha de
Contribuidor: Escobar, Fernando (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 30 p.
Data: Jul-2016
Detentor dos direitos autorais: Cícero Padilha de Almeida
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão da Informação
Gestão de Processos
Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Resumo: A análise, estudo, testes e posterior implantação, no MDSA, da gestão eletrônica de documentos e de tramitação de processos eletrônicos, em substituição ao tradicional uso de documentos em papel, por meio da utilização do processo administrativo eletrônico e do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), é uma ação de modernização da gestão pública e deriva da necessidade de maior eficiência do Estado. Dentre os principais benefícios desta modernização (e como objetivos específicos do Projeto de Intervenção), merecem destaque: o aperfeiçoamento da gestão de documentos (produção, armazenamento, organização, acesso e circulação da informação); a redução de custos financeiros, operacionais e ambientais associados à impressão de documentos em papel; maior facilidade de acesso e compartilhamento de documentos; maior agilidade e qualidade na instrução e tramitação de documentos; maior segurança da informação e possibilidade de otimização de processos de trabalho. A implantação do projeto piloto permitiu verificar ganhos de produtividade, agilidade e qualidade na instrução e tramitação dos processos e documentos, além de otimização dos processos de trabalho e diminuição de perdas de documentos. Após a conclusão do projeto piloto, a adoção da ferramenta já tem gradualmente se estendido a outras unidades do MDSA.
Palavras-chave: Sistema Eletrônico de Informações;  SEI;  Gestão eletrônica de documentos e processos
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em gestão pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª Edição. Carga horária: 401 horas.
Observações/Notas: Notas de conteúdo: Introdução. Metodologia. Tipo da pesquisa. Coleta de dados. Análise dos dados. Premissas para este projeto. Projeto de intervenção. 1. Identificação do Projeto. 2. Lógica de Intervenção do Projeto. 3. Contexto e Justificativa. Alinhamento Estratégico. 4. Estrutura de gestão e principais atores envolvidos no Projeto. 5. Ciclo de vida do Projeto. 6. Escopo do Projeto. 6.1. Não escopo do projeto. 6.2. Fases e Entregas do Trabalho. 7. Cronograma do Projeto de intervenção. 8. Plano de qualidade e Avaliação do Projeto. Critérios de qualidade do projeto. 9. Riscos identificados, ações e tratamentos adotados. Considerações finais.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2495
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cicero Padilha de Almeida.pdfProjeto de intervenção1.34 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.