Título: Melhoria da gestão e do aumento da governança da Universidade de Brasília a partir da adequação da estrutura de sua unidade de auditoria interna em seus aspectos humanos e tecnológicos
Autor(es): Domingues, João Luiz
Contribuidor: Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 30 p.
Data: Jun-2016
Detentor dos direitos autorais: João Luiz Domingues
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico
Resumo: Este trabalho propõe um modelo de atuação da Unidade de Auditoria Interna que possibilite a melhoria da gestão e o aumento da governança da Universidade de Brasília. O processo de transformação tem como escopo permitir à Auditoria Interna auxiliar a organização no atingimento de seus objetivos estratégicos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controle interno e governança. O presente projeto de intervenção visa implantar um Sistema de Gestão Estratégica na Unidade de Auditoria Interna da Universidade de Brasília, tendo como produto principal o Planejamento Estratégico, cuja vigência compreenderá o triênio 2017- 2019. Foi utilizada, inicialmente a técnica SWOT tendo como público alvo o conjunto dos servidores do Órgão de Controle Interno, incluindo a chefia, na identificação do cenário interno e externo, materializado posteriormente no mapa estratégico e na aplicação da metodologia do Balanced Scorecard, com os objetivos, indicadores, metas e os respectivos Planos de Ação.
Palavras-chave: Auditoria interna;  Planejamento estratégico;  Sistema de Gestão Estratégica
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas
Observações/Notas: Notas de conteúdo: Introdução. Metodologia. 1. Identificação do Projeto. 1.1. Título. 1.2. Localização do Projeto. 1.3. Público-Alvo. 1.4. Valor total do projeto. 1.5. Duração do Projeto. 1.6. Instituição/unidade funcional gestora e idealizadora. 2. Lógica de Intervenção do Projeto. 3. Contexto e Justificativa. 4. EstrUtura de gestão e principais atores envolvidos no Projeto. 5. Ciclo de vida do projeto. 6. Escopo do Projeto. 6.1 Estrutura Analítica do Projeto .6.2 Não escopo do projeto. 6.3 Quadro de Trabalho. 7. Cronograma do Projeto. 8. Estimativa de Custos do Projeto. 9. Estratégia de Monitoramento e Avaliação do Projeto. Considerações finais
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2488
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Luiz.pdfArtigo principal1.1 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.