Title: Dimensões para um modelo de avaliação de maturidade em gestão por processos na Administração Pública
Authors: Coimbra, Marcos
metadata.dc.contributor.other: Vieira, Helber (orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 35 p.
Issue Date: Aug-2016
metadata.dc.rights.holder: Marcos Coimbra
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Processos
Abstract: Este artigo propõe a reflexão conceitual e as bases teóricas necessárias para a construção de um modelo de avaliação de maturidade organizacional em gestão por processos na administração pública, realizando previamente uma breve revisão da história recente da gestão por processos e sua relação com a arquitetura organizacional, bem como uma reflexão sobre questões peculiares à administração brasileira que afetam tipicamente a aplicação desta ferramenta ao setor público. São referenciadas também as principais ferramentas e visões recentes sobre o assunto, de forma a dar solidez teórica e atualidade ao modelo proposto. O artigo coloca em pauta uma discussão que tem como contribuição o potencial de disponibilizar ao serviço público, mais precisamente à administração direta federal brasileira, uma ferramenta útil para o diagnóstico e a evolução organizacionais em relação à aplicação e ao gerenciamento do modelo de gestão por processos dentro das organizações. A originalidade da proposta advém do fato de que foram considerados para a sua construção não apenas os pontos-chave que regem a teoria moderna sobre modelagem e gestão de processos, mas, sobretudo as peculiaridades da administração pública brasileira que incidem sobre este assunto, viabilizando a melhora do desempenho institucional, a qualificação das entregas dos órgãos à sociedade e a ampliação dos impactos alcançados.
Keywords: Maturidade em processos;  Arquitetura organizacional;  Governança em redes;  Administração pública
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: Notas de conteúdo: 1. Introdução: por que processos? 2. Relações entre processos e estrutura organizacional. 3. Governança aplicada a organizações públicas. 4. Modelos de avaliação de maturidade. Conceito, histórico e particularidades aplicáveis ao setor público brasileiro. 5. Dimensões para a mensuração da maturidade do órgão em gestão por processos. 6. Conclusão. Refinando a arquitetura do órgão e o desenho de processos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2486
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Coimbra - PDF Definitivo.pdfArtigo principal743.79 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.