Título: Identificação e análise dos principais riscos associados à gestão de convênios no CNPq
Autor(es): Corrêa, Ana Paula Reche
Contribuidor: Silva, Francisco José Pereira da (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 25 p.
Data: Jun-2016
Detentor dos direitos autorais: Ana Paula Reche Corrêa
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Riscos
Resumo: Este trabalho tem como foco a identificação e a análise dos principais riscos associados à gestão de convênios no CNPq. Como diretrizes para a realização deste trabalho encontram-se o foco principal na análise do gerenciamento técnico e administrativo de convênios, com a restrição do conceito de risco somente aos efeitos negativos (ameaças). A partir da identificação dos macroprocessos relacionados à implementação de convênios e dos atores-chave de cada um deles, foi estabelecido um roteiro de entrevistas semi-estruturado para a orientação da coleta de dados, com foco na identificação dos principais problemas enfrentados sob a perspectiva de cada gestor, envolvendo medidas de enfrentamento adotadas, eventos indicativos de que problemas irão ocorrer no futuro, medidas úteis para minimizar a ocorrência dos problemas, bem como a frequência de ocorrência e os prejuízos potenciais. Identificados os pontos críticos de trabalho, foi adotada uma estrutura de análise de riscos principais e riscos associados, traçando a cadeia de relacionamento entre esses riscos e pontuando a análise de probabilidade e impacto, com o objetivo de estabelecer também a severidade. Como resultado, tem-se um diagnóstico importante que poderá se constituir como base para um primeiro plano de gestão de riscos para convênios no Cnpq, caso se avance para o estabelecimento de medidas de mitigação e a contrução de matriz de responsabilidades. Na gestão de convênios no CNPq, em que a área técnica não pode atuar mais diretamente na correção das raízes de problemas estruturais, é bem-vinda a identificação de estratégias de mapeamento, categorização e avaliação de risco de situações críticas, em busca não só da melhoria dos processos e prevenção de danos, mas também da conscientização e responsabilização dos tomadores de decisão quanto a processos que necessitam de imediata atenção e investimento por parte da alta gestão institucional. Como resultado, foram identificados seis riscos principais, cada um deles com vários riscos associados que envolvem basicamente os atrasos e dificuldades para os repasses financeiros e a limitações, tanto do concedente como do convenente, para operacionalizar os convênios.
Palavras-chave: Gestão de convênios;  Gestão de risco;  Controles internos;  Governança
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em política pública e gestão governamental.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª Edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2481
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Corrêa.pdfArtigo principal342.3 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.