Title: Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente – SINIMA. Do arcabouço legal à criação do Centro Nacional de Monitoramento Ambiental e Geoprocessamento
Authors: Ferreira, George Porto
metadata.dc.contributor.other: Baesso, Amarildo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 53 p.
Issue Date: Aug-2016
metadata.dc.rights.holder: George Porto Ferreira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Os entes do SISNAMA, sobretudo o Ministério do Meio Ambiente e suas entidades vinculadas (IBAMA, ICMBIO, ANA, JBRJ, SFB), para o cumprimento de suas missões institucionais, conduzem ações de monitoramento ambiental utilizando as mais diversas fontes de dados ambientais. Atuando isoladamente, cada instituição se limita a buscar respostas para as questões que estão em sua respectiva esfera de competência. Com isso, grandes questões ambientais como, por exemplo, a relação entre a escassez de água em São Paulo e o desmatamento na Amazônia, acabam por ficar sem um lócus adequado para ser analisada. Em atendimento à portaria MMA n° 365, de 27 de novembro de 2015, este artigo apresenta um diagnóstico das principais iniciativas governamentais na esfera federal para a produção e disponibilização de dados sobre o meio ambiente e propõe a criação do Centro Nacional de Monitoramento Ambiental para tratar de forma integrada os dados ambientais produzidos no Brasil.
Keywords: Monitoramento Ambiental, Informação Ambiental, Análise Ambiental, Geoprocessamento, Gestão do Conhecimento.
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: Notas de conteúdo: Lista de Ilustrações. Lista de Siglas. Resumo. Introdução. Desenvolvimento. Métodos. Discussão Teórica. Leis e políticas públicas sobre informações ambientais. Diagnóstico dos sistemas de informações ambientais. Proposta de arquitetura organizacional para implementação do SINIMA. Conclusão. Referências bibliográficas. Anexos. Apêndice.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2475
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
George.pdfArtigo principal860.93 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.