Título: Avaliação da possibilidade de aprimoramento da política de geração de energia elétrica no Brasil
Autor(es): Silva, Rogério Guedes da
Contribuidor: Resende, João Paulo de (orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 77 p.
Data: Ago-2016
Detentor dos direitos autorais: Rogério Guedes da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar a política de geração de energia elétrica no país, em decorrência do intenso acionamento de termelétricas verificado de 2013 a 2015. A avaliação desta pesquisa aplicada, utilizando análises quantitativa e qualitativa, indica que dois objetivos do marco regulatório não estão sendo plenamente atendidos. Assim, foi desenvolvida proposta de aprimoramento desta política, considerando hipótese de que o deslocamento de termelétricas com custo operativo elevado para reserva do sistema, pela entrada de novas usinas de menor custo, poderia mitigar: tarifas cobradas dos consumidores cativos das concessionárias de distribuição; e encargos de segurança energética, pagos por diversos agentes. A proposta analisou aspectos técnicos, regulatórios e econômicos, e apoio político dos atores, com resultados bastante satisfatórios, inclusive ambientais. De 2013 a 2015 haveria um custo evitado da ordem de R$ 18 bilhões. Se fosse considerada a influência do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), o benefício seria ainda significativo. Por fim, foram recomendados estudos complementares.
Palavras-chave: Setor elétrico;  Geração hidrelétrica;  Geração termelétrica;  Geração eólica;  Tarifa de energia elétrica;  Energia de reserva;  Mudanças climática
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2465
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério Guedes - Examinador (final - 18-08-2016).pdfArtigo principal1.68 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.