Título: Módulo 4 - Gestão de Recursos
Autor(es): Teixeira, Alex Fabiane
Contribuidor: Júnior, Leopoldo Costa (revisor)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública ( Enap)
Endereço Eletrônico: www.enap.gov.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 35 p.
Número de slides: 70 slides.
Data: 2016
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Orçamentária. Finanças Públicas
Resumo: A gestão financeira tem como objetivo mais geral prover e gerenciar os recursos necessários à consecução das atividades organizacionais e, em se tratando do setor público, tais atividades geralmente estão atreladas à execução de políticas que afetam diretamente demandas sociais, ou seja, têm implicações no processo de criação de valor público. Por essa razão, gerenciar bem os recursos financeiros não deve ser uma preocupação isolada de ordenadores de despesas ou de órgãos de controle, mas um compromisso de todos os servidores e, sobretudo, dos gerentes dos diversos níveis e áreas da administração. Portanto, é fundamental que os gerentes operacionais tenham a compreensão, e possam aquilatar a importância e o impacto em seu trabalho, do fluxo de financiamento e de alocação de recursos no setor público.
Palavras-chave: Orçamento;  Finanças Públicas;  Orçamento;  Programação financeira;  Receita pública;  Licitação
Objetivo: Capacitar os gerentes operacionais da administração pública federal para o exercício eficiente e efetivo de suas funções, por intermédio de conteúdos essenciais à compreensão do contexto institucional do Estado e da administração, da gestão de processos, do planejamento estratégico organizacional, do ciclo de gestão governamental e da gestão de recursos, bem como da aplicação de conceitos e ferramentas destinados à mobilização de equipes com foco nos resultados e na criação de valor público.
Público alvo: Gerentes operacionais dos órgãos da Administração Pública Federal (Poder Executivo), compreendo-se como tal os gerentes de primeira linha diretamente envolvidos com a condução de equipes de execução.
Contexto de aprendizagem: Aulas presenciais, expositivas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2464
Aparece nas coleções:Programa: Desenvolvimento de Gerentes Operacionais
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Slides_Gestão de Recursos _Módulo IV_PDGO.pdfSlides_Gestão de Recursos _Módulo IV_PDGO4.96 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.