Título: Escolas de governo: perfis, trajetórias e perspectivas
Autor(es): Fernandes, Ciro Campos Christo (Org.)
Palotti, Pedro Lucas de Moura (Org.)
Camões, Marizaura Reis de Souza (Org.)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Caderno43_final.pdf/0e7878c1-fb05-4c70-af74-ab38f110dc60
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caderno
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 86 p.
Volume 1
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Escola de Governo
Resumo: A reflexão sobre a atuação e o papel institucional exercido pelas escolas de governo é um campo de pesquisa em franco desenvolvimento. Após a redemocratização do Estado brasileiro e a atribuição de novas responsabilidades para provisão de políticas públicas de caráter universal, ganha centralidade no debate acadêmico e na prática governamental a necessidade de se criar e desenvolver capacidades estatais e competências dos servidores públicos para atender às cada vez mais abrangentes atribuições sob a responsabilidade do Estado. A discussão sobre as escolas de governo insere-se nesse percurso, oferecendo subsídios para a compreensão desses espaços dedicados ao desenvolvimento de pessoas no setor público. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) contribui historicamente, e por delegação normativa, para o alinhamento das escolas de governo da União (principalmente no âmbito do Sistema das Escolas de Governo da União – Segu) e para articulação de uma rede nacional de escolas de governo, com o envolvimento de estados e municípios. A presente publicação, dividida em dois volumes, representa uma continuação desses esforços. O objetivo da publicação é divulgar informações sistematizadas e abrangentes sobre o tema das escolas de governo no ambiente nacional e internacional, com base em levantamentos e pesquisas produzidos a partir de trabalhos desenvolvidos por servidores da própria Enap, discutidos em congressos nacionais e internacionais do campo da administração pública.
Palavras-chave: escola de governo;  perfil;  papel institucional
Público alvo: Gestores e servidores públicos, pesquisadores da área temática Escolas de Governo e sociedade em geral.
Observações/Notas: Série monográfica: Cadernos Enap, 43
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2421
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