Title: Gestão da estratégia com o uso do Balanced Scorecard (BSC)
Authors: Zimmerman, Fábio
metadata.dc.contributor.other: Silva, Alexandre Laval (revisor)
Uchôa, Carlos Eduardo Penante D’Ávila (revisor)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila/Material Textual
Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 76 p.
Número de slides: 91 slides
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Estratégica
Abstract: O curso busca viabilizar aos participantes a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos teóricos e, principalmente, adquirir instrumentos que possam auxiliá-los no processo de gestão do planejamento estratégico de suas organizações. Tal perspectiva é orientada pela concepção de que as atividades do dia-a-dia, dentro de uma organização, devem estar ancoradas em seus fundamentos estratégicos, articuladas em função de seus principais objetivos e geridas de modo interligado e efetivo.
Keywords: indicador balanceado de desempenho;  administração pública;  planejamento estratégico;  mudança organizacional;  modernização da gestão pública
Target: Capacitar servidores para a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de um sistema de gestão da estratégia organizacional, de acordo com os fundamentos do Método Balanced Scorecard, considerando o acompanhamento por meio de indicadores e metas, a integração com o plano plurianual e orientações dos órgãos de controle.
Target Audience: Servidores públicos que atuem com a temática da gestão do planejamento estratégico organizacional.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária: 28 horas
metadata.dc.description.additional: Sumário 1. A Evolução da Abordagem Estratégica 1.1. A Evolução do Planejamento nas Organizações 1.2. O Planejamento em um Contexto de Mudanças 1.2.1. Mudança Organizacional 1.2.2. Fatores de resistência a mudanças 1.2.3. Gerenciando a Mudança 1.3. Fundamentos do Planejamento Estratégico 1.3.1. O que é o Pensamento Estratégico? 1.3.2. Por que planejar? 1.3.3. Porém, o que é Planejamento? 1.3.4. O que é Estratégia? 1.3.5. E o que é um Plano Estratégico? 1.3.6. A Gestão Estratégica 2. A Modernização da Gestão Pública 2.1. Governo Aberto 2.2. Transparência 3. O Método Balanced Scorecard (BSC) 3.1. As Perspectivas de Desempenho do BSC 3.2. Benefícios da utilização do BSC 3.2.1. Operacionalização do BSC 3.3. Potencialidades: A Organização Orientada à Estratégia 4. Etapas para Implantação do BSC 4.1. Preparação 4.1.1. Diagnóstico Organizacional 4.1.2. Projeto Executivo 4.1.3. Mobilização das Lideranças 4.2. Definições Estratégicas 4.2.1. Referenciais Estratégicos 4.2.2. O Mapa Estratégico 4.2.3 Painel de Indicadores 4.2.4. Iniciativas 4.2.5. Sistematização do Processo de Gestão da Estratégia 4.3 Implantação das Estratégias 4.3.1 Gestão das Iniciativas 4.3.2. Plano de Comunicação 4.4. Monitoramento e Avaliação 4.4.1. Monitoramento e Análise Crítica das Iniciativas 4.4.2. Avaliação da Gestão Estratégica 4.5. Comunicação e Aprendizado 4.5.1. Ações de Melhoria e Prevenção 5. A Visão dos Órgãos de Controle Material Complementar: PPA 2016-2019 Referências Bibliográficas Caderno de Exercícios
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2410
Appears in Collections:Programa: Gestão Estratégica
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.