Title: Caso Ana Clara: a utilização de banheiros públicos por transexuais
Authors: Holanda, Marianna
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=162%3Acaso-ana-clara-a-utilizacao-de-banheiros-publicos-por-transexuais&catid=4%3Adiversidade&Itemid=22
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 6 p.
Issue Date: Sep-2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética
Sociedade. Gênero. Família
Abstract: O estudo de caso retrata a difícil situação vivida por uma servidora pública transexual, Ana Clara, antes chamada de Bernardo, que trabalha há seis anos em uma instituição pública, mesmo período em que começa a se adequar a um novo padrão de gênero, ocorrendo uma mudança sobre a percepção de sua identidade sexual e social. O estopim do problema se inicia com a mudança do departamento em que trabalha do terceiro para o quinto andar, momento em que Ana Clara passa a se utilizar de um novo banheiro feminino, o que causa incômodos em Célia, servidora do mesmo Ministério. A situação se agrava, conduzindo a um aumento de constrangimentos diários vividos por Ana Clara. Além disso, a indignação de Célia culmina em um pedido de providências encaminhado à Comissão de Ética do órgão. Sérgio, presidente da comissão, se encontra em um aparente beco sem saída. O estudo de caso tem como objetivo promover a reflexão e a ampla discussão sobre os temas relacionados à Diversidade, Ética, Negociação e Estratégia Organizacional.
Keywords: gênero;  ética;  gestão de conflito;  agente público;  discriminação;  relacionamento interpessoal;  estudo de caso
Target: O estudo de caso publicado no mês de setembro tem como objetivo promover a reflexão e a ampla discussão sobre os temas relacionados à Diversidade, Ética, Negociação e Estratégia Organizacional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2352
Appears in Collections:Casoteca: Ética e Diversidade
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caso Ana Clara.pdfatualização em 2017285.57 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.