Título: Módulo 4 - 3ª fase do DSI: desenvolvimento
Autor(es): Oliveira, José Mendes de (Conteudista, 2012)
Csik, Márcia (conteudista, 2012)
Marques, Paulo (conteudista, 2012)
Contribuidor: Milagres, Guilherme Silva (Planejador Educacional, 2015)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=lista_cursos_ead&Itemid=171
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Módulo Completo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 17p.
Data: Jul-2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Este documento trata de introdução, conceito de estratégia, estratégia de ensino, aspectos básicos do processo educacional, estabelecimento das estratégias de ensino, técnicas de ensino, aula expositiva, leitura comentada, discussão/debate, painel simples, painel integrado, seleção dos recursos didáticos, procedimentos de avaliação da aprendizagem, seleção dos conteudistas, teste de validação da capacitação
Palavras-chave: desenho;  introdução;  addie
Objetivo: Ao final deste módulo, espera-se que o participante seja capaz de definir a abordagem sistêmica do desenho instrucional
identificar as fases da abordagem sistêmica do desenho instrucional, ou modelo addie
compreender as cinco fases da abordagem sistêmica do desenho instrucional: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação
aplicar os conceitos da abordagem sistêmica do desenho instrucional no desenho de cursos
Público alvo: Agentes públicos e cidadãos interessados no desenvolvimento de cursos com base na Abordagem Sistêmica do Desenho Instrucional ou modelo ADDIE
Contexto de aprendizagem: Este é o quarto dos seis módulos do curso Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2292
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Educação e Docência
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Introdução ao modelo ADDIE_Módulo 4 alterado.pdf585.38 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.