Título: Gestão de materiais
Autor(es): Fenili, Renato Ribeiro
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1995
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila/Material Textual
Apresentação/Slides
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 115 p.
Número de slides: 223 slides
Data: 2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Logística. Logística Pública
Resumo: Prover a visão sistêmica da gestão de materiais voltada ao setor público, por meio do estudo das atividades correlatas aos processos organizacionais envolvidos. Os principais tópicos abordados são classificação de materiais, gestão de estoques, compras, gestão de almoxarifados e gestão patrimonial.
Palavras-chave: administração pública;  gestão de materiais;  administração de materiais;  gestão de estoque;  compras públicas;  gestão de almoxarifado;  gestão patrimonial
Objetivo: Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de planejar e realizar a aquisição de quantidades e tipos corretos de materiais de consumo, em intervalos de tempo regulares, evitando faltas ou excesso de material; Zelar pelo material adquirido desde seu recebimento até sua distribuição, reduzindo perdas e controlando-o; Sanear regularmente os estoques e dar a melhor destinação aos materiais inservíveis ou cuja alienação seja do interesse da Administração.
Público alvo: Servidores públicos federais do poder executivo em geral e que adquirem, recebem, estocam e distribuem materiais de consumo de seu órgão ou entidade.
Contexto de aprendizagem: Gestão de materiais; carga horária: 28 horas. O curso faz parte do Programa Gestão da Logística Pública.
Observações/Notas: Sumário; Apresentação; Objetivo do Curso; Principais Tópicos; Metodologia; Agenda; CAPÍTULO 1 – Conceitos iniciais; CAPÍTULO 2 – Classificação de materiais; CAPÍTULO 3 – A gestão de estoques; CAPÍTULO 4 – Compras; CAPÍTULO 5: Gestão de Almoxarifados; CAPÍTULO 6: Gestão Patrimonial; Referências Bibliográficas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2259
Aparece nas coleções:Programa: Gestão da Logística Pública
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apostila_Gestão de Materiais.pdfApostila - Gestão de materiais20.99 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
Gestão Materiais - 4 aulas.pdfSlides - Gestão de materiais14.94 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.