Title: Repositório institucional da Enap: conteúdos abertos, inteligência coletiva e inovação
Authors: Muller, Claudia Cristina
Oliveira, Keicielle Schimidt
Publisher: VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública
Endereço Eletrônico: http://consad.org.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 21 p.
Issue Date: May-2015
metadata.dc.rights.holder: Keicielle Schimidt de Oliveira
Claudia Cristina Muller
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Acesso à Informação
Gestão de Tecnologia da Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão Educacional
Abstract: Em 2013, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) criou a Coordenação-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento (CGCON), para valorizar o capital intelectual e desenvolver práticas que priorizem a gestão do conhecimento com participação social, o acesso aberto à informação e ao conhecimento, a transparência, o uso e o reuso dos materiais produzidos. Nessa direção, este artigo relata o planejamento e o desenvolvimento do “Repositório Institucional da ENAP”, considerado o acervo do conhecimento da instituição, onde toda a produção intelectual está preservada e pode ser livremente acessada no endereço eletrônico repositorio.enap.gov.br, sem necessidade de qualquer cadastro. Contém documentos da memória organizacional, estudos de caso para a aprendizagem organizacional, práticas inovadoras da Administração Pública Federal, publicações da ENAP e de suas parcerias, produção científica de cursos de pós-graduação, objetos educacionais, entre outros materiais. Dentro dos princípios de abertura e transparência, importantes valores da organização, o Repositório traz conteúdos abertos e recursos educacionais - mais de 1.700 materiais - para uso e reuso e que contribuem sobremaneira para a formação e o desenvolvimento dos servidores públicos. O Repositório foi construído com inteligência coletiva e inovação no fluxo de trabalho e nos processos de gestão do Repositório.
Keywords: repositório;  gestão do conhecimento;  acesso à informação;  produção intelectual;  recursos educacionais;  inovação
metadata.dc.description.additional: Artigo apresentado ao VIII Congresso Consad de Gestão Pública, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília/DF – 26, 27 e 28 de maio de 2015.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2241
Appears in Collections:Artigos e Apresentações no Congresso CONSAD
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
109.pdf422.16 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.