Título: Programa de Emprego Temporário
Autor(es): Sahagún, Cynthia L. Michel
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=127:caso-do-programa-de-emprego-temporario&catid=14:gestao-de-programas-e-projetos&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: 2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Planejamento Estratégico
Trabalho. Emprego
Resumo: Um Presidente de uma república qualquer acabou de ser empossado e já enfrenta sérias restrições orçamentárias devido aos efeitos nocivos que a crise econômica mundial teve no seu país. Por isso, ele decidiu fazer uma análise de todos os programas sociais para dizer quais devem ser abandonados, quais devem ser mantidos e quais devem ser expandidos. Para melhor resolver a situação, o Presidente convidou o Ministro de Desenvolvimento Social a quem entregou um dossiê com várias avaliações que foram feitas do Programa de Emprego Temporário (PET) nos últimos seis anos, denominado Relatório Integral das Avaliações realizadas no PET. O Ministro, por sua vez, encarregou você, aluno, como seu assessor para que analise se o programa funciona ou se está melhorando (a partir das recomendações que foram feitas nas avaliações) e que diante disso você emita uma recomendação para cancelar ou manter o programa. Objetivo geral de aprendizagem proposto pelo estudo de caso é que os alunos compreendam a utilidade da avaliação como uma ferramenta para a tomada de decisões.
Palavras-chave: políticas públicas;  avaliação de desempenho;  estudo de caso;  programa;  tomada de decisão;  experiência internacional;  população alvo;  emprego temporário
Objetivo: Objetivo geral de aprendizagem: que os alunos identifiquem a utilidade da avaliação como uma ferramenta para a tomada de decisões, constituída mediante a análise dos fatores que facilitam ou dificultam sua aplicabilidade. Objetivos específicos: 1. O estudante identificará a importância de valorizar a coerência da teoria causal de uma política pública como requisito para valorizar sua pertinência; 2. O estudante descobrirá na prática o uso que podem ter as avaliações para melhorar os instrumentos de política de um governo; 3. O estudante irá mensurar a utilidade das ferramentas existentes para a avaliação das políticas públicas; 4. O estudante desenvolverá capacidades de análise e síntese.
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
Veja a versão em espanhol do caso: Programa de Empleo Temporal - http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2182
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2181
Aparece nas coleções:Casoteca: Gestão de Programas e Projetos
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