Título: Penalidades impostas pelo TCE: problemas enfrentados pelos gestores públicos na realização de licitações
Autor(es): Simões, Monique
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=138:penalidades-impostas-pelo-tce-problemas-enfrentados-pelos-gestores-publicos-na-realizacao-de-licitacoes
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Auditoria Contábil
Licitação. Compras
Logística. Logística Pública
Resumo: O estudo de caso retrata uma situação de penalidade imposta pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro a alguns servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado. A penalidade foi baseada nas legislações federal e estadual que tratam das diferentes modalidades de licitação e disciplinam as situações em que cada uma deva ser utilizada. A Secretaria em foco realizou um Pregão e, oito anos depois, recebeu um pedido de esclarecimentos do Tribunal de Contas do Estado em virtude da modalidade pela qual optara por utilizar. Com a instauração do processo, os servidores envolvidos na licitação ficaram em uma posição delicada e complexa, e foram sujeitos a punições, depois de esgotados os procedimentos recursais. Este estudo de caso tem por objetivo mostrar aos gestores e servidores públicos, que atuam em compras públicas, o risco de divergência de entendimentos na escolha de qual modalidade de licitação utilizar e em qual situação. O material pode ser utilizado em cursos de gestão orçamentário-financeira, gestão de contratos, planejamento e licitações.
Palavras-chave: licitação;  estudo de caso;  penalidade;  TCU;  pregão;  modalidade;  gestores públicos;  servidores públicos
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2176
Aparece nas coleções:Casoteca: Gestão da Logística Pública
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