Título: A Bolsa-Formação do Pronatec
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 20 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Inovação
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: A iniciativa Bolsa-Formação é uma das ações do Pronatec desenvolvidas com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais, interiorizando e democratizando o acesso a cursos técnicos de nível médio e a cursos de formação inicial e continuada que gerem oportunidades ocupacionais. A Bolsa-Formação consiste na oferta gratuita de cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada, presenciais, custeados com recursos repassados pelo MEC a instituições de ensino das diversas redes de educação profissional do País. Os recursos recebidos pelas instituições ofertantes do Pronatec/Bolsa-Formação abrangem todas as despesas de custeio das vagas, incluindo o fornecimento de alimentação, de transporte e de material didático aos estudantes. Desde 2011, já foram realizadas mais de 3 milhões de matrículas em cursos de educação profissional, alcançando mais de 4 mil municípios em todos os estados da Federação.
Palavras-chave: Bolsa-Formação;  Ministério da Educação e Cultura (MEC);  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);  educação;  ensino técnico;  ensino profissionalizante
Objetivo: A iniciativa tem o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais, interiorizando e democratizando o acesso a cursos técnicos de nível médio e a cursos de formação inicial e continuada que gerem oportunidades ocupacionais.
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 19º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Marcelo Machado Feres, Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica. Ações premiadas no 19º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2014. Área temática: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2142
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)
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