Title: Gerência de projetos em instituições públicas: aplicação de modelos de maturidade a culturas organizacionais distintas
Authors: Costa, Tadeu de Lery
metadata.dc.contributor.other: Pinho, Carlos Tadeu Assumpção de (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 32 p.
Issue Date: Nov-2014
metadata.dc.rights.holder: Tadeu de Lery Costa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Abstract: A gestão de projetos tem se constituído em fator crítico de sucesso das organizações, que se beneficiam do amadurecimento em sua gestão. Os modelos de maturidade em Gerência de Projetos classificam as instituições em níveis padronizados, possibilitando a comparação do seu desempenho e favorecendo a elaboração de planos de ação de melhorias. Padrões culturais e caminhos diversos trilhados por países diferentes podem significar maior ou menor evolução da maturidade de organizações que cumprem finalidades análogas. A pesquisa acadêmica comparativa pode apontar caminhos para a melhoria da gestão; particularmente, a avaliação da maturidade das instituições pode indicar caminhos e linhas de ação a seguir em prol de melhores níveis de eficiência e eficácia na administração. A aplicação do mesmo modelo de maturidade a instituições análogas situadas em países diferentes favorece a comparação de resultados e possibilita indicar ações de melhorias com facilidade e precisão. Mesmo em culturas organizacionais diferentes, os caminhos trilhados por uma instituição constituem indicadores seguros para a evolução de outra organização.
Keywords: gestão de projetos;  instituição pública;  gestão pública;  eficiência;  eficácia
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1941
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tadeu_TCC_EGP9.pdf1.28 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.