Competências gerenciais: o caso da Polícia Rodoviária Federal
Título: | Competências gerenciais: o caso da Polícia Rodoviária Federal |
Autor(es): | Monteiro, Lejandre Bezerra de Menezes |
Contribuidor: | Britto, Maria Júlia Pantoja de (orientadora) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 97 p. |
Data: | Nov-2014 |
Detentor dos direitos autorais: | Lejandre Bezerra de Menezes Monteiro |
Termos de uso: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas |
Resumo: | Essa monografia objetivou mapear as competências gerenciais da Polícia Rodoviária Federal
e especificamente descrevê-las no formato de comportamentos observáveis, conforme
preconizado por Carbone et. al. (2005). Também foi utilizada como referência a proposta de
modelo gerencial integrado elaborado por Quinn et. al. (2003), que apresenta os papéis dos
gerentes e competências gerencias desejáveis. Metodologicamente, os resultados foram
obtidos de forma qualitativa e quantitativa, por meio de análise documental, levantamento de
opiniões (grupos focais e entrevistas), aplicação de questionário de validação semântica, com
participação de servidores de diferentes níveis hierárquicos da instituição, separados em
grupos de amostra e em momentos de pesquisa complementares e interdependentes. Foram
identificadas 30 competências gerencias, com redações construídas durante a realização da
pesquisa e com um nível de compreensão muito bom entre os colaboradores da organização
estudada. Conclui-se que o processo de mapeamento de competências participativo e
fundamentado teórico-metodologicamente traz resultados de qualidade e legitimados perante
os colaboradores e que a implantação da gestão por competências depende de um apoio
efetivo da alta gestão da instituição. This thesis aimed to map the management competencies of the Polícia Rodoviária Federal of Brazil and describe them in observable behaviors format, as recommended by Carbone et. al. (2005). The proposed integrated management model developed by Quinn et. al. (2003) was also used as a benchmark, which presents the roles of managers and desirable management competencies. Methodologically, the qualitatively and quantitatively results were obtained through document analysis, survey of opinions (focus groups and interviews), semantic validation questionnaire, with participation from public servants of different levels of the institution, separated into groups during complementary and interdependent research times. Thirty management competencies were identified and the description was constructed during the research and with a very good level of understanding among employees of the organization studied. The conclusion is that the colaboration mapping skills process, grounded theoretically and methodologically, brings better and legitimate results for the employees and the implementation of competency management depends on an effective support of senior management of the institution. |
Palavras-chave: | gestão por competências; mapeamento de competências; levantamento de opiniões; competências gerenciais; management competencies; competency management; competency mapping; survey of opinions |
Observações/Notas: | Monografia apresentada à ENAP como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1876 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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