Title: Importância da educação financeira e previdenciária para os servidores de um órgão público federal no atual contexto previdenciário
Authors: Marinho, Aline Rocha
metadata.dc.contributor.other: Meneses, Pedro Paulo Murce de (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 89 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Aline Rocha Marinho
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Gestão de Pessoas
Seguridade Social. Previdência Social
Abstract: O presente trabalho objetivou comparar, empiricamente, as necessidades de treinamento relacionadas à educação financeira e previdenciária de servidores públicos sob regimes previdenciários diferentes. A pesquisa foi realizada em um órgão público federal. Participaram da pesquisa 24 servidores recém-empossados em 2014, sendo divididos em dois subgrupos iguais, conforme o regime previdenciário a que estão submetidos. O estudo teve caráter descritivo e adotaram-se as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Na pesquisa qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo categorial para a elaboração de lista de competências validadas por juízes e semanticamente. Na pesquisa quantitativa foi aplicado o questionário construído e validado na população intencionalmente selecionada de servidores recém-empossados no órgão em 2014. Os dados foram coletados virtualmente pelo survey monkey e analisados por meio da ferramenta IBM SPSS. Os resultados da pesquisa permitiram identificar prioridades de treinamento em educação financeira e previdenciária para todo o grupo. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois subgrupos sobre a sua percepção de necessidades de treinamento. Concluiu-se que a educação financeira e previdenciária ainda é um tema muito incipiente para os servidores públicos e que necessita de maiores aprofundamentos e estudos futuros. Essa temática pode ser tornar uma relevante competência emergente de capacitação e integrar um programa mais amplo de orientação para aposentadoria.
The current paper aimed to compare, empirically, need for training related to financial and pension education for public servants under different social security regimes. The research was conducted in a federal public organization. Participated in the survey 24 newly inducted servants in 2014, divided into two equal subgroups according to the social security regime to which they are subjected. The study had descriptive nature and qualitative and quantitative research approaches were adopted. In qualitative research, the categorical content analysis was used to elaborate a list of competencies validated by judges and semantically. In quantitative research, developed and validated survey questionnaire was applied in intentionally selected population of newly inducted servants on the organization in 2014. Data were collected virtually at survey monkey and they were analyzed using IBM SPSS tool. The survey results allowed identify training priorities in financial and pension education for the whole group. However, no statistically significant differences between the two subgroups about their perception of training needs were found. It was concluded that the financial and pension education is still a very nascent topic for public employees and requires greater insights and future studies. It may become important emerging competency training and also integrate a broader orientation program for retirement.
Keywords: necessidades de treinamento;  educação financeira e previdenciária;  treinamento;  desenvolvimento;  educação;  need for training;  financial and pension education;  training;  development;  education
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como pré-requisito para obtenção de título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1873
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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