Título: Laboratório de produtos florestais, uma nova perspectiva
Autor(es): Gouveia, Fernando Nunes
Contribuidor: Martins, Humberto Falcão (orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 19 p.
Data: Nov-2014
Detentor dos direitos autorais: Fernando Nunes Gouveia
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração de Empresas. Teoria Organizacional
Desenvolvimento Gerencial
Inovação
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o Laboratório de Produtos Florestais – LPF, um órgão que atua na área de pesquisa madeira e desenvolvimento de produtos florestais há 40 anos, desde sua criação até os dias atuais, avaliar a situação enfrentada pela instituição, analisar sua arquitetura organizacional, suas fragilidades e potencialidades, além de indicar soluções. Para tanto os autores descrevem sucintamente o panorama do setor florestal brasileiro e sua importância para a economia nacional e as ações estratégicas adotadas pelo governo federal para prover ao país estruturas mínimas capazes de alicerçar o setor. Temas importantes para o correto gerenciamento de órgãos que atuam na área científica são apresentados, como a importância de investimentos em pesquisa e inovação, competência essencial, capital intelectual e marketing. Ao final, um novo propósito é apresentado para a reformulação do LPF, definindo missão, visão e valores de um novo órgão.
Palavras-chave: reformulação;  Laboratório de Produtos Florestais;  pesquisa e inovação
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1871
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando_Gouveia_TCC_EGP9.pdf274.35 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.