Título: Uma análise das capacidades do estado na expansão da infraestrutura energética brasileira
Autor(es): Monteiro, Sandro José
Contribuidor: Gomide, Alexandre de Ávila (orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 22 p.
Data: Nov-2014
Detentor dos direitos autorais: Sandro José Monteiro
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Estado e Governo. Governança. Governabilidade
Infraestrutura
Resumo: Em meio às mudanças tecnológicas e a uma economia globalizada, o desafio do Estado brasileiro quanto à infraestrutura econômica é cada vez maior. Este tem buscado, com dificuldades progressivas, equilibrar o crescimento da demanda por eletricidade com as crescentes condicionantes para a expansão da sua oferta. Há cada vez menos reservatórios em novas hidroelétricas, e intensificam-se os atrasos nas entregas das obras e as restrições na operação das usinas existentes. Vivenciamos uma tensão progressiva do poder central da União com o anseio dos atores locais pela descentralização das decisões sobre as políticas e projetos. Esse conflito torna-se evidente à medida que o Estado nacional encara novas demandas da sociedade e vem perdendo capacidades para enfrentá-las na velocidade ideal. Assim, o trabalho fornece uma análise sobre a capacidade do Estado encarar os desafios dessa política, provendo um panorama institucional e da governança recente do setor, caracterizando dilemas, identificando tendências e como todo um emergente e complexo arranjo irá influenciar o planejamento do setor no longo prazo.
Palavras-chave: governança;  energia elétrica;  infraestrutura;  capacidades estatais;  planejamento
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1839
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandro_TCC_EGP9.pdf621.18 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.