Title: Percepção dos servidores de carreira de fiscalização quanto ao reconhecimento no trabalho
Authors: Buss, Lizie Pereira
metadata.dc.contributor.other: Figueira, Tânia Gomes (orientadora)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 29 p.
Issue Date: Nov-2014
metadata.dc.rights.holder: Lizie Pereira Buss
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Abstract: O estudo visou identificar a percepção de servidores de carreira de fiscalização sobre a falta de reconhecimento no trabalho. A hipótese baseou-se em servidores que percebem a falta de reconhecimento no trabalho, interferindo na expressão das competências individuais, provocando impactos no desempenho institucional. O método baseou-se em estudo de caso, com 48 participantes, que atuam em uma secretaria de um ministério, que apresentam o seguinte perfil: média de idade: 49 anos; 20 anos de serviço; 56% casados; 52% possuem apenas graduação; 56% são médicos veterinários e 53% são homens. Os participantes responderam um questionário sobre o reconhecimento do trabalho, cujas respostas foram analisadas em conteúdo, com identificação de categorias de temas, contagem e elaboração de nuvem de palavras. Os resultados demostraram que há percepção de falta de reconhecimento no trabalho por parte dos servidores desta carreira, sendo possível identificar a ausência de meritocracia; o comportamento ineficaz dos gestores e a não priorização das ações previstas no planejamento estratégico da instituição como causas deste sentimento. As sugestões dos servidores para alterar a situação estão, em parte, nas demandas do sindicato da categoria, mas dependem de esforço da alta administração para sua implementação.
Keywords: percepção;  órgão público;  carreira de fiscalização;  reconhecimento;  trabalho;  organizações
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1837
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lizie_Buss_TCC_EGP9.pdf1.71 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.