Title: O papel dos arranjos institucionais no êxito das políticas ambientais: o exemplo do programa bolsa verde (2011-2014)
Authors: Coutinho, Jânio Oliveira
metadata.dc.contributor.other: Pires, Roberto Rocha C. (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 26 p.
Issue Date: Nov-2014
metadata.dc.rights.holder: Jânio Oliveira Coutinho
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Abstract: A adequação dos arranjos institucionais são essenciais para a eficácia de políticas públicas, em especial das políticas públicas ambientais. O programa Bolsa Verde, programa que aglutina os objetivos de combate à pobreza e conservação ambiental constitui um exemplo paradigmático de como um arranjo institucional adequado, numa política ambiental, pode ser decisivo para uma política pública atingir seus objetivos. O trabalho aqui apresentado reflete sobre a necessidade da adequação dos arranjos institucionais, na execução das políticas públicas ambientais, a partir do exemplo do programa Bolsa Verde. O trabalho analisa a fundamentação do Bolsa Verde, o seu arranjo institucional e a conexão deste arranjo, com os resultados alcançados até o momento. Da mesma forma, analisa as debilidades do arranjo institucional e como as mesmas impediram que parte dos objetivos do programa, ainda não tenham sido alcançados e, reflete sobre que estrutura o programa deve ter para atingir a totalidade de seus objetivos e qual arranjo institucional deveria ter para alcançá-los. Por fim, este trabalho buscar apontar, sob a ótica da análise do arranjo institucional, os caminhos que o Bolsa Verde pode seguir para atingir os outros objetivos que ainda não alcançou.
Keywords: políticas públicas;  políticas públicas ambientais;  programa Bolsa Verde;  conservação ambiental;  política ambiental
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1831
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janio_Coutinho_TCC_EGP9.pdf239.5 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.