Título: Antecedentes da percepção de justiça interacional na avaliação de desempenho no Ministério das Comunicações
Autor(es): Silva, Pedro Henrique de Paiva Moreira da
Contribuidor: Martins, Humberto Falcão (orientador)
Woortmann, Mario Fensterseifer (orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 72 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Pedro Henrique de Paiva Moreira da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O presente trabalho visa identificar as variáveis antecedentes das dimensões interacionais da percepção de justiça dos servidores do Ministério das Comunicações no contexto da avaliação de desempenho: dimensão interpessoal e dimensão informacional. Com isso, busca-se identificar se variáveis demográficas, culturais ou organizacionais relacionadas ao processo de avaliação de desempenho no Ministério das Comunicações exercem influência na percepção de justiça interacional dos servidores. Para investigação do objetivo foi feita uma pesquisa de método misto, composta por um levantamento enviado aos servidores do Ministério, num total de 430 links enviados e 53 respostas válidas, e uma entrevista semiestruturada com cinco representantes das diferentes unidades administrativas do órgão. Observou-se, a partir do levantamento, uma predominância da dimensão interacional sobre a dimensão informacional. Fatores como gênero e escolaridade apresentaram baixa influência sobre as percepções, ao passo que a variável faixa etária gerou influência maior, principalmente na percepção de justiça interpessoal para a faixa etária dos 21 aos 30 anos, consideravelmente mais alta que outros grupos etários. Já quanto aos resultados da entrevista, estes apontaram a incidência de fatores como subjetividade, definição e comunicação de critérios, motivação e comprometimento e relacionamento interpessoal e atuação direta das chefias tanto na pactuação como na comunicação dos parâmetros de avaliação.
The present study has as primary objective to identify the antecedent variables of the interactional dimensions – interpersonal and informational – of perceived fairness in a performance assessment context in the Brazilian Ministry of Communications. With that, the idea is to determine if demographic, cultural or organizational (related to the performance assessment) variables have any influence in the employees’ perceived fairness. To address the objective, the chosen method was a mixed methods study which consisted in a survey shared via web link to 430 employees, which returned 53 valid answers, and a semi structured interview with five specific employees that represent the Ministry’s different departments as their performance assessment focal points. From survey results, one can observe that the interactional dimension prevails over the informational one. Aspects such as gender and formal education showed low influence on perceived fairness, while the age extracts appointed a slightly more significant influence, in which employees between 21 and 30 y/o showed higher values for the interpersonal dimension than others extracts. As for the interviews, those appointed that subjectivity, criteria definition and communication, motivation, commitment and personal relationship, aside from the direct influence of managers in objective commitment and performance standard communication.
Palavras-chave: desempenho;  avaliação;  percepção de justiça
Observações/Notas: Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública como exigência para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1772
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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