Título: Caso Gabriela: o dilema político em uma repartição pública
Autor(es): Ferreira, Viviane Gonçalves
Editor: Escola nacional de administração pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=112:caso-gabriela-o-dilema-politico-em-uma-reparticao-publica&catid=16:lideranca&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 5 p.
Data: Jun-2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O caso em questão ocorre dentro de uma repartição pública que tem como superintendente Henrique, um jovem ganancioso que não quer deixar de ser o foco dos holofotes de sua chefia. Para isso, Henrique está sempre tentando ofuscar os trabalhos de Gabriela, coordenadora da Coproj (Coordenação de Processos Jurídicos), um setor que trabalha com processos judiciais. Processos esses que, por muitas vezes, são foco de atenção da mídia. Com conflitos que perfazem temas como liderança, gestão de conflitos, clima organizacional, cultura organizacional e interesses políticos nas organizações, o caso traz um dilema muito comum na administração pública e retrata como pressões e influências políticas podem afetar o desempenho de um líder neste contexto.
Palavras-chave: conflito de atribuição;  conflito de interesses;  gestão de conflitos;  liderança;  tomada de decisão;  abuso de poder;  ética;  valorização;  capacitação profissional;  comportamento organizacional;  administração estadual;  estudo de caso
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1742
Aparece nas coleções:Casoteca: Gestão de Pessoas
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.