Title: Os 20 anos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal e seu papel estratégico para o aprimoramento da gestão e das políticas públicas
Authors: Cruz, Rachel Pellizzoni da
Publisher: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 29 p.
Issue Date: 2010
metadata.dc.rights.holder: Rachel Pellizzoni da Cruz
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: O trabalho visa apresentar o atual estágio de desenvolvimento dos processos de gestão da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal. Assim, discorrer-se-á sobre o modelo de gestão adotado à luz dos estudos e discussões realizados pela Secretaria de Gestão e consultores externos, com a participação dos próprios gestores. Essas reflexões, realizadas ao longo do último ano, permitiram identificar as estratégias que devem orientar todos os processos relacionados à carreira. O trabalho perpassa os temas: definição do perfil do ocupante do cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; diretrizes para aprimorar o concurso público; o processo de identificação das competências a serem desenvolvidas pelos seus membros, estratégias utilizadas para definir a alocação inicial; o acompanhamento do estágio probatório; e algumas questões relacionadas à mobilidade funcional dos membros desta carreira. Constata-se que estas iniciativas reforçam a presença dos membros da carreira na condução das principais políticas públicas e intensificam sua atuação em rede, o que resulta em impactos positivos para a formulação e execução de políticas complexas, que demandam o envolvimento de múltiplos atores.
Keywords: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);  gestão governamental;  carreira;  mapeamento de competências;  mobilidade funcional
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo apresentado no III Congresso Consad de Gestão Pública - Carreiras de gestor governamental: seus modelos nos estados e no Governo Federal.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1726
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Artigos


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.