Título: Origens e fundamentos da carreira de gestor governamental
Autor(es): Graef, Aldino
Editor: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 18 p.
Data: Jan-2010
Detentor dos direitos autorais: Aldino Graef
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Resumo: O presente artigo é uma atualização de um documento apresentado pelo autor em seminário da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental realizado no ano de 1998, no contexto da retomada do recrutamento e seleção mediante concurso público para a carreira e a presença de novas turmas de gestores, após oito anos de interrupção. O texto teve como objetivo oferecer aos novos gestores uma visão histórica das origens da carreira no contexto da redemocratização do País na década de 1980, bem como dos fundamentos legais sobre os quais se assentaram a sua criação. O artigo aborda também as contradições surgidas no período pós-constituinte com a interrupção do processo de modernização e profissionalização da administração pública (iniciado no governo da Nova República e cujas principais diretrizes foram incorporadas no texto da Constituição de 1988). O autor aborda os problemas surgidos com a não regulamentação do texto constitucional relativamente ao novo sistema de carreiras e a sobrevivência da estrutura arcaica e ultrapassada do Plano de Classificação de Cargos da Lei nº 5.645, de 1970, bem como seus impactos sobre a carreira de gestores governamentais. O autor reafirma no texto sua convicção na retomada do processo de profissionalização da administração pública em futuro próximo e o papel da carreira nesse contexto. Por fim, é abordada a necessidade da elaboração de um novo regulamento para a carreira, bem como, a necessidade da retomada da formação dos integrantes da carreira nos moldes originais, isto é, de um mestrado profissional de altos estudos em gestão governamental.
Palavras-chave: gestor público;  capacitação;  administração pública;  carreira;  mestrado profissional;  gestão governamental;  Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Observações/Notas: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo publicado na Revista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, vol. 9, n. 1, jan/jun/2010.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1724
Aparece nas coleções:Carreira EPPGG: Artigos


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.