Processos de aprendizagem e inovação na legislação de compras e contratações da administração pública federal: a criação do pregão
Título: | Processos de aprendizagem e inovação na legislação de compras e contratações da administração pública federal: a criação do pregão |
Autor(es): | Fernandes, Ciro Campos Christo |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 21 p. |
Data: | Out-2001 |
Detentor dos direitos autorais: | Ciro Campos Christo Fernandes |
Termos de uso: | Termo::Licença Comum |
Classificação Temática: | Inovação Licitação. Compras |
Resumo: | Este trabalho resgata uma experiência de aplicação de processos de aprendizagem na inovação da legislação de compras da administração federal. Analisa de que forma uma adequada e criativa gestão de competências tecnológicas pode efetivamente mobilizar as entidades públicas a aperfeiçoar ou mudar seus serviços e processos. A implantação do pregão, como modalidade inovadora de licitação, mobilizou esforços do órgão responsável pela normatização das compras governamentais, que se estenderam a toda a administração federal, por meio de hábeis mecanismos de disseminação da inovação. Ainda que bem sucedida, a análise do período no qual se desenvolveu esta experiência – entre 1999 e 2001 – mostra avanços e limitações na gestão de competências praticada na área de compras e no âmbito do sistema de órgãos e entidades que a compõe. O trabalho procura sistematizar estes aspectos e sugere recomendações no sentido de assegurar a continuidade e ampliação das inúmeras práticas gerenciais bem sucedidas que a pesquisa realizada revelou. Os tópicos que se seguem apresentam a estrutura de conceitos que orienta a análise desenvolvida, baseada em estudos recentes que abordam a construção e sustentação de competências tecnológicas nas organizações. Uma breve explanação sobre a organização sistêmica adotada na área de compras da administração federal situa o locus institucional no qual se desenvolveu a inovação. O desenvolvimento e implantação do pregão são detalhadamente descritos, na perspectiva dos processos de aprendizagem que engendrou e da forma como foram gerenciados. Os tipos de processos de aprendizagem são identificados de forma sistemática e analisados com base em características chave, relacionadas com as dimensões de gestão. O trabalho sugere nas suas conclusões, recomendações práticas para a gestão de competências visando a inovação, na área de compras governamentais. |
Palavras-chave: | compras governamentais; inovação; gestão de competências; pregão; licitação; competência tecnológica |
Observações/Notas: | Trabalho concluído em outubro de 2001, para apresentação em seminário do curso de mestrado em gestão empresarial, na EBAPE-FGV. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1718 |
Aparece nas coleções: | Artigos do Corpo Técnico da Enap |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processos de aprendizagem e inovação na legislação de compras Fernandes.pdf | 160.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.