Referenciais orientadores da proposta educacional da ENAP
Título: | Referenciais orientadores da proposta educacional da ENAP |
Autor(es): | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://www.enap.gov.br/files/Referencias_Educacionais_ENAP.pdf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Ato Normativo |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 29 p. |
Data: | 2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Escola de Governo |
Resumo: | O texto que apresenta os referenciais orientadores da proposta educacional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) é fruto de um trabalho coletivo que foi desenvolvido pelos dirigentes, coordenadores pedagógicos e colaboradores da Escola. Ao buscar sintetizar a riqueza desse processo coletivo, reafirmamos que a educação não se restringe às atividades desenvolvidas em sala de aula ou à leitura d livros. O desafio a enfrentar compreende aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser. No desenvolvimento das capacidades dos servidores para prover um Estado democrático, participativo, gerido com zelo, mas também com a audácia de incorporar novos temas e, por isso, buscando antecipar necessidades da população, o contexto do aprendizado está sempre em mudança. Aprender a trabalhar e a tomar decisões em ambiente incerto cada vez mais é a regra e não a exceção. A divulgação desses referenciais tem ainda a intenção de compartilhar reflexões com os profissionais da Rede Nacional de Escolas de Governo que têm desafios similares, de modo a construir um trabalho conjunto alicerçado no conhecimento mútuo, na troca de experiências e no debate franco de ideias. |
Palavras-chave: | educação; capacitação profissional; Escola nacional de administração pública (Enap); gestão pública; aprendizagem; ensino - aprendizagem; estado e democracia; políticas públicas |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1657 |
Aparece nas coleções: | Documentos e Publicações Históricas da Enap |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Referencias Educacionais ENAP.pdf | 492.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.