Título: O papel das escolas de governo na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP)
Autor(es): Carvalho, Paulo Sergio de
Editor: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 11 p.
Data: Ago-2011
Detentor dos direitos autorais: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Escola de Governo
Resumo: A gestão por competências e o reconhecimento das Escolas de Governo, instituição prevista no art. 39 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1 988 (CRFB/88), nos âmbitos federal e estadual. A rede de escolas (http://www2.enap.gov.br/rede_escolas/) permite ações integradas, construção coletiva, racionalização e otimização de recursos. Dessa forma, foi criado o Mapeamento da Oferta de Capacitações nas Escolas de Governo - Sistema MAPA. O sistema MAPA tem por objetivo coletar dados da oferta de eventos de capacitação em escolas de governo, em nível municipal, estadual e federal, visando produzir e disponibilizar informações gerenciais informatizadas. Dentre os principais desafios para a consolidação da PNDP, destaca-se o alto nível de complexidade, ou seja, os diferentes níveis de conhecimento e estrutura organizacional entre as escolas, o engajamento dos dirigentes e a capacitação gerencial.
Palavras-chave: escola de governo;  capacitação de servidores;  servidor público;  gestão por competências
Observações/Notas: Artigo publicado no Anais II Encontro técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas (EDUCORP). A educação corporativa no contexto do Controle Externo: desafios e perspectivas.
Organização de Paulo Cesar Bessa Neves.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1644
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