Título: Programa Eurosocial II: plan anual de acción 2014
Autor(es): Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas (FIIAPP)
Editor: Programa para la cohesión social en América Latina (Eurosocial)
Endereço Eletrônico: http://www.eurosocial-ii.eu/
Idioma: Idioma::Espanhol:español:es
País: País::ES:Espanha
Tipo: Projeto
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 52 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas (FIIAPP)
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O presente Plano Anual de Ação (PAA 2014) inscreve-se em clara continuidade com os precedentes exercícios programáticos do programa EUROsocial II. No entanto, na medida que se passou o equador e se entra na reta final do Programa, se realizou um grande esforço para concentrar ações e se focar em países que apresentam menos riscos e maiores condições de viabilidade para o alcance dos resultados esperados. Neste sentido, no ano 2014 vai representar um ponto de inflexão, no que culminará grande parte das ações do Programa, documentar-se-á uma boa parte dos resultados conseguidos, projetando para o ano 2015 linhas de trabalho mais intersetoriais e estratégicas. Por conseguinte tem-se um PAA mais simplificado e melhor estruturado (de 10 áreas temáticas passou-se a 4 macro-áreas), com uma dimensão regional mais potente que tem permitido elevar a dimensão estratégica do programa, e com ações mais interconectadas e coerentes que respondem melhor a uma visão unitária do Programa. Neste exercício de programação tanto os sócios operativos como os sócios coordenadores têm sabido conjugar melhor os difíceis equilíbrios que deve manter o programa: orientação a demanda vs. gestão para resultados; dimensão regional vs. abordagem de problemáticas a nível nacional; dimensão estratégica vs. dimensão operativa. Também se incorporou algumas das recomendações realizadas por parte da avaliação de meio de percurso que se realizou no segundo semestre do 2013.
El presente Plan Anual de Acción (PAA 2014) se inscribe en clara continuidad con los precedentes ejercicios programáticos del programa EUROsociAL II. Sin embargo, en la medida que se ha pasado el ecuador y se entra en la recta final del Programa, se ha realizado un gran esfuerzo para concentrar acciones y enfocarse en países que presentan menos riesgos y mayores condiciones de viabilidad para el logro de los resultados esperados. En este sentido el año 2014 va a representar un punto de inflexión, en el que culminará gran parte de las acciones del Programa, se documentará una buena parte de los resultados conseguidos, proyectándose para el año 2015 líneas de trabajo más intersectoriales y estratégicas. Así pues se tiene un PAA más simplificado y mejor estructurado (de 10 áreas temáticas se ha pasado a 4 macroáreas), con una dimensión regional más potente que ha permitido elevar la dimensión estratégica del programa, y con acciones más interconectadas y coherentes que responden mejor a una visión unitaria del Programa. En este ejercicio de programación tanto los socios operativos como los socios coordinadores han sabido conjugar mejor los difíciles equilibrios que debe mantener el programa: orientación a la demanda vs. gestión para resultados; dimensión regional vs. abordaje de problemáticas a nivel nacional; dimensión estratégica vs. dimensión operativa. También se ha incorporado algunas de las recomendaciones realizadas por parte de la evaluación a medio término que se ha realizado en el segundo semestre del 2013.
Palavras-chave: políticas sociais;  sistemas fiscais;  governança democrática;  justiça;  segurança
Objetivo: O objetivo é contribuir com a criação de condições para que o programa tenha um alto grau de coerência interna, não sofra desvios no rumo para seus objetivos específicos e consiga ser útil para as instituições comprometidas com as políticas que geram coesão social. Este Plano Anual de Ação 2014 concentra-se numas poucas ações que perseguem verdadeiro impacto. Em particular, compõe-se de um total de 14 ações específicas que acompanham processos de reforma de políticas públicas articuladas em 4 grandes macro áreas de intervenção do programa. Propõe 6 ações transversais, que apoiam e reforçam o programa em seu conjunto e cumprem as funções horizontais de programação, coordenação, rastreamento, avaliação e animação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1635
Aparece nas coleções:Cooperações Técnicas
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAA 2014.pdf540.34 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.