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Título: Acoplamentos: um estudo sobre a interação entre humanos e computadores
Autor(es): Carvalho, Paulo Sergio de
Resumo: Este estudo investiga a interação dos humanos com os computadores pessoais. A partir dos incômodos produzidos por esses encontros, na primeira parte estuda-se a produção da máquina “amigável” – que insinua comparações com a mente humana – e seus fortes efeitos nas transformações culturais do final do século XX. Na segunda parte do trabalho, a partir de entrevistas de trabalhadores falando sobre sua aprendizagem básica do uso de computadores pessoais, faz-se uma análise das principais concepções sobre a relação homem-técnica que estão influenciando a interação humano-computador. Com isso fica evidenciado o papel do computador na crise do sujeito moderno, e afirma-se a necessidade de se pensar a subjetividade para além da clássica divisão sujeito-objeto, homem máquina, natureza-artifício... o que aponta para a idéia de acoplamentos flexíveis entre humanos e computadores e pede por uma noção de aprendizagem que acolha a criação de problemas como seu aspecto mais rico.
This study investigates the humans' interactions with personal computers. In the first part, starting from the abashment produced by those encounters, it is studied the production of the “friendly machine” – that suggests comparisons with the human mind – and its strong achievements in the cultural transformations of the end of the XX Century. In the second part of this study, starting from workers' interviews talking about their basic learning in the personal computers handling, an analysis of the main conceptions on the relationship man-technique that are influencing the human-computer interaction is made. It denotes the role of the computer in the modern subject's crisis. Also, it is affirmed the need to think the subjectivity beyond its classic division: subject-object, man-machine, nature-artifice... It points out to the idea of flexible couplings between humans and computers and it demands a notion of learning that welcomes the creation of problems as its richer aspect.
Palavras-chave: interação humano-computador;  relação homem-técnica;  Sherry Turkle;  aprendizagem;  subjetividade;  human-computer interaction;  man-technique relationship;  learning and education;  subjectivity
Data: 1999
Contexto de aprendizagem: Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Psicologia Clínica, sob a orientação do Prof. Dr. Peter Pál Pelbart.
Tipo: Tese/Dissertação
Detentor dos direitos autorais: Paulo Sergio de Carvalho
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/1299
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