Title: Coletânea de políticas públicas: volume 2: prefácio
Authors: Amaral, Helena Kerr do
metadata.dc.contributor.other: Saravia, Enrique (organizador da coletânea)
Ferrarezi, Elisabete (organizadora da coletânea)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2863
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 6 p.
Issue Date: 2006
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O principal objetivo deste livro é constituir uma fonte de pesquisa para o estudo do processo de produção e implementação de políticas públicas. Por meio de textos selecionados, analisa-se o próprio conceito de políticas públicas, discute-se as definições utilizadas para distinguir suas diversas fases e apresenta-se algumas das principais correntes teóricas de análise sobre o processo de políticas públicas.
Keywords: políticas públicas;  administração pública;  planejamento;  implementação
metadata.dc.description.additional: SUMÁRIO Prefácio Apresentação Introdução Política pública: dos clássicos às modernas abordagens. Orientação para a leitura Enrique Saravia Capítulo I – Formulação Principios generales de técnica legislativa José Hector Meehan Capítulo II – Implementação Implementação: uma visão geral Michael Hill Federalismo e políticas sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia Marta Arretche Capítulo III – Execução El papel de la burocracia en el proceso de determinación e implementación de las políticas publicas Joan Subirats A política industrial no Brasil, 1985-1992: políticos, burocratas e interesses organizados no processo de policy-making Maria das Graças Rua e Alessandra T. Aguiar Capítulo IV – Novos arranjos para a política pública Conselhos de políticas públicas: desafios para sua institucionalização Carla Bronzo Ladeira Carneiro Redes de Política Pública Gilles Massardier Parcerias, novos arranjos institucionais e políticas públicas no nível local de governo Marta Ferreira Santos Farah Capítulo V – O contexto político dos países em transição e os modelos de política pública A formulação da política pública nos países em desenvolvimento: a utilidade dos modelos contemporâneos de tomada de decisão Oliver Saasa Implementación de las políticas y asesoría presidencial Eugenio Lahera Parada
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1261
Appears in Collections:Coletâneas ENAP
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cppv2_001_prefacio.pdf18.54 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.