Título: E se a nossa vida vira parque?
Autor(es): Vastano, Flávia
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=93:e-se-a-nossa-vida-vira-parque&catid=7:estado-e-sociedade&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Trata-se de um estudo de caso sobre a criação de uma unidade de conservação ambiental em uma área ocupada por comunidades tradicionais. No contexto do caso, há um conflito entre a permanência da comunidade e a necessidade de proteção ecológica para a área, o que implica dilemas éticos e um contexto complexo para a tomada de decisão em políticas públicas. O caso traz como questões de fundo a autonomia relativa do Estado, o papel dos burocratas nas decisões públicas e a importância de não desvincular a proteção ao meio ambiente da questão social. O caso é indicado para estudantes de administração pública, políticas públicas, gestão ambiental e áreas afins
Palavras-chave: Aspecto econômico;  Aspecto ético;  Aspecto social;  Comunidade;  Conflito;  Degradação ambiental;  Desenvolvimento regional;  Desenvolvimento sustentável;  Diagnóstico;  Estudo de caso
Observações/Notas: A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1075
Aparece nas coleções:Casoteca: Políticas Públicas
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.