Title: Avaliação de políticas públicas: a contribuição das diretrizes nacionais para o marco legal da micro e minigeração distribuída - MMGD
Authors: Perim, André Grobério Lopes
metadata.dc.contributor.other: Filgueiras, Fernando de Barros
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 76 p
Issue Date: 31-Aug-2023
metadata.dc.rights.holder: André Grobério Lopes Perim
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Este artigo discute como a avaliação de políticas públicas pode contribuir para a análise do poder de agenda do CNPE na formulação de políticas públicas no setor elétrico brasileiro. A dissertação propõe uma avaliação dos efeitos da Resolução CNPE nº 15/2020 e sua contribuição para a aprovação do marco legal da micro e minigeração distribuída, utilizando a perspectiva da avaliação de políticas públicas. A indústria de energia elétrica é altamente regulada e a política governamental exerce grande influência sobre a agenda de discussões. O poder de agenda é uma ferramenta crucial para moldar as políticas públicas, e diferentes atores, como empresas de energia, grupos de interesse, políticos e órgãos reguladores, têm a capacidade de influenciá-la. Os atores políticos desempenham um papel fundamental na definição da agenda, estabelecendo prioridades e direcionando as políticas públicas. No contexto da geração distribuída, a Resolução Normativa 482/12 e suas atualizações estabeleceram o marco regulatório que permitiu o crescimento desse segmento. No entanto, em 2019, a proposta de alteração nas regras do sistema de compensação de energia gerou controvérsias entre diferentes setores da sociedade. Após a suspensão da proposta, o Tribunal de Contas da União determinou ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelecer diretrizes para a geração distribuída. Em resposta, o CNPE emitiu as Diretrizes Nacionais para a Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica em dezembro de 2020. Essas diretrizes visam garantir o acesso não discriminatório à rede, segurança jurídica, alocação de custos, transparência e previsibilidade no desenvolvimento da política pública. Em janeiro de 2022, a Lei nº 14.300/2022 foi aprovada, representando uma importante inovação legislativa para o setor. Avaliar essas políticas é desafiador, dada a complexidade do setor e a diversidade de atores envolvidos. No entanto, compreender o impacto dessas diretrizes é fundamental para entender o desenvolvimento e a regulação da geração distribuída no Brasil. Assim, essa dissertação se propõe, por meio da avaliação de políticas públicas descritiva e qualitativa, avaliar os efeitos da Resolução do CNPE na aprovação da legislação no Congresso Nacional.
Keywords: poder de agenda;  setor elétrico brasileiro;  CNPE;  geração distribuída;  diretrizes nacionais
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7739
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação ANDRE GROBERIO LOPES PERIM- com ficha.pdf1.16 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.