Title: Gerenciando a alta administração pública: uma pesquisa em países da OCDE
Authors: Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE)
metadata.dc.contributor.other: Loncan Filho, René (Tradutor)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=258
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 72 p.
Issue Date: 1999
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Desenvolvimento Gerencial
Abstract: Relatório que fornece uma visão geral da forma como a alta administração pública é gerenciada em vários países da OCDE .
Keywords: Alta administração;  Gerência Pública;  Política de emprego;  Gestão de Desempenho
metadata.dc.description.additional: Série monográfica: Cadernos Enap, 17
Sumário: I. Sumário executivo 7 II. Introdução 13 III. A alta administração pública: definições e características 15 1. As tendências observadas no número de membros da alta administração pública 15 2. Mulheres na alta administração pública 17 3. Taxas de renovação de pessoal 18 4. Perfis de idade e experiência 18 5. Mudanças importantes nas características da alta administração pública 19 IV. Sistemas e estratégias de gerência para a alta administração pública 21 1. Iniciativas políticas recentes 21 2. Sistemas diferentes de gestão da alta administração pública 22 3. Países que não adotam sistemas distintos de gestão para altos dirigentes 24 V. O recrutamento para a alta administração pública 25 1. Recrutamento e seleção de membros da alta direção 28 2. Aptidões exigidas dos membros da alta administração pública 31 3. Critérios centrais de seleção 32 4. O planejamento da sucessão 33 VI. Mobilidade dentro do setor da alta administração 35 VII. Contratos de emprego 39 1. Encerramento do emprego 42 2. Renovação de pessoal na mudança de governo 44 VIII. Administrando o desempenho dos membros da alta administração pública 45 IX. A conduta oficial dos membros da alta administração 51 1. Restrições quanto às atividades políticas dos membros da alta administração pública 51 2. Declaração de interesses pessoais e aceitação de presentes ou benefícios 54 3. Restrições ao emprego de membros da alta administração pública após sua saída do serviço público 56 4. Proteção para membros da alta administração pública solicitados a cometerem ato ilegal, ou que eles considerem desaconselhável 57 Referências bibliográficas 59 Anexo 1 Descrição do grupo de membros da alta administração pública de cada país incluído na pesquisa 61 Anexo 2 Organizações que responderam ao questionário 67
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/606
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gerenciando a alta administração.pdf224.86 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.