Title: Reforma do Estado no setor de saúde: os casos da Catalunha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos
Authors: Husenman, Samuel
Sullà, Emili
Quinhões, Trajano Augusto
Lobato, Lenaura
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=258
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 114p.
Issue Date: 1997
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Saúde
Abstract: Coletânea de textos que abordam diversas experiências que têm sido implementadas na reforma dos sistemas de saúde ao redor do mundo, e que representam a adoção progressiva de novas formas de gestão empresarial no sistema sanitário, acarretando uma série de empreendimentos inovadores. A busca da eficiência atrelada a uma maior eqüidade em saúde, bem como concepções diferenciadas do papel do Estado na área social, ilustram cada um dos casos apresentados.
Keywords: Reforma do Estado;  Saúde pública;  Catalunha;  Canadá;  Reino Unido;  Estados Unidos
metadata.dc.description.additional: Série monográfica: Cadernos ENAP, 13
Sumário: Texto I — Relações organizacionais no Serviço Catalão de Saúde Samuel Husenman e Emili Sullà 7 1. Apresentação 9 2. Introdução 11 3. Caracterização de modelos organizacionais: reflexões orientadas à sanidade pública catalã 13 4. As relações cliente-provedor 24 5. As relações de aliança estratégica provedor-provedor 36 6. Considerações finais 40 Notas 47 Referências bibliográficas 49 Texto II — Novos padrões gerenciais no setor público no sistema de saúde canadense Trajano Augustus T. Quinhões 51 1. Introdução 53 2. Características sociodemográficas e sanitárias 54 3. A organização e o financiamento dos cuidados de saúde 55 4. Os temas presentes para a reforma e algumas experiências inovadoras 64 5. Conclusão 70 Notas 73 Referências bibliográficas 75 Texto III — Reforma do Estado no setor de saúde no Reino Unido e nos Estados Unidos Lenaura de Vasconcelos Lobato 77 1. Introdução 79 2. A reforma do sistema de saúde britânico 80 3. As reformas no caso dos Estados Unidos 93 4. Algumas considerações finais e indicativos para o caso brasileiro 105 Notas 109
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/576
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reforma do Estado no setor de saúde.pdf324.4 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.