Plano de intervenção: proposta de elaboração de um projeto de uma rede de bolsões de estacionamento integrado ao transporte publica na área central de Brasília DF
Title: | Plano de intervenção: proposta de elaboração de um projeto de uma rede de bolsões de estacionamento integrado ao transporte publica na área central de Brasília DF |
Authors: | Pinheiro, Luiz Carlos |
metadata.dc.contributor.other: | Tortori, Tito Ricardo De Almeida (Orientador) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 41 páginas |
Issue Date: | 3-Jun-2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Luiz Carlos Pinheiro |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Abstract: | O projeto de intervenção proposto procura subsidiar os órgãos de mobilidade do Distrito Federal, a criar uma rede de mobilidade composta por áreas de estacionamentos integradas ao transporte público e transporte individual não motorizado. Atualmente, o transito e os espaços para estacionamento são elementos indissociáveis, desempenhado grande importância na vida da sociedade e nos meios urbanos. Assim, uma gestão do transito e dos estacionamentos são capazes de minimizar os impactos negativos no ordenamento urbano promovendo uma melhor qualidade de vida. A discussão da gestão do transito na área central de Brasília, pretende explorar as potencialidades associadas à adoção de políticas integradas de gestão de estacionamento que assegurem um uso racional dos espaços disponíveis, regulando de modo equilibrado a oferta e a procura. A atual realidade dos estacionamentos da área central de Brasília apresenta alguns aspectos que justificam reestruturar toda estrutura como estacionamentos precários, rede de transportes ineficiente, a proposta de um novo plano de mobilidade amenizará todos os problemas existentes. |
Keywords: | mobilidade urbana; transporte público; trânsito |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Target Audience: | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
metadata.dc.educational.context: | 400 horas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
metadata.dc.description.additional: | não são necessárias |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4414 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiz Carlos Pinheiro.pdf | arquivo principal | 936.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.