Title: Programa de Instrutoria Interna
Authors: Governo do Estado da Bahia
Secretaria da Administração
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 19 p.
Issue Date: Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Gestão do Conhecimento
Gestão Pública
Inovação
Metodologias de Aprendizagem
Abstract: Buscando responder com eficiência a problemas complexos, com recursos cada vez mais escassos, as organizações públicas têm sido instadas em processos de treinamento. No entanto, a oferta de capacitação no serviço público enfrenta uma série de problemas, como fragmentação das ações de educação, morosidade dos processos de contratação, especificidade dos conteúdos requeridos nos processos de formação, muitos dos quais produzidos pelo próprio estado, e o alto custo da consultoria externa. O Programa de Instrutoria Interna tem como objetivo viabilizar a oferta regular de capacitação por meio do exercício remunerado da instrutória interna como política pública de desenvolvimento de pessoas no serviço público estadual. O programa possibilita a atuação em rede dos instrutores dos diferentes órgãos, e a valorização, retenção e multiplicação do saber produzido pelos servidores públicos em sua prática cotidiana de trabalho, além de assegurar uma maior autonomia das instituições na oferta de capacitação. Nesse contexto, a instrutória interna se revelou uma prática exitosa, proporcionando economias de até 90% em relação à iniciativa privada, e um aumento significativo na oferta de oportunidade de treinamento. O Programa de Formação de Instrutores Internos projetou a Saeb como referência de processos metodológicos de aprendizagem, produção e gestão do conhecimento dentro do serviço público, e possibilitou a formação de diversas redes de mediação pedagógica e aprendizagem no estado.
Keywords: inovação;  capacitação profissional;  política pública;  gestão de pessoas
Target: O Programa de Instrutoria Interna, capitaneado pela Coordenação de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional, tem como objetivo viabilizar a oferta regular de capacitação por meio do exercício remunerado da instrutoria interna como política pública de desenvolvimento de pessoas no serviço público estadual. O Programa de Instrutoria possibilita uma atuação em rede dos instrutores dos diferentes órgãos, e a valorização, retenção e multiplicação do saber produzido pelos servidores públicos em sua prática cotidiana de trabalho, além de assegurar uma maior autonomia das instituições na oferta da capacitação. Além disso, por meio da exigência de formação pedagógica comum, o programa visa alinhar pedagogicamente os processos de capacitação executados pelas diferentes escolas e unidades de educação corporativa do serviço público. Ao mesmo tempo, enxergando os instrutores internos também como formadores de opinião, a iniciativa pretende igualmente promover uma reflexão sobre o estado como totalidade sistêmica e o papel do instrutor com relação ao processo de mudança no modelo mental das organizações a esse respeito.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Maria Teresa Ramos da Silva, Coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4149
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa de Instrutoria Interna.pdf285.31 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.