Title: PITCH GOV.SP
Authors: Secretaria de Governo de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 20 p.
Issue Date: Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: O diagnóstico que motivou o programa Pitch.Gov.SP deriva de duas situações problema: a dificuldade de inovação dentro do setor público e o desejo das startups e empresas de tecnologias de oferecerem seus serviços ao governo. O Pitch.Gov.SP é uma ação que busca encontrar soluções inovadoras para desafios de relevância pública em diferentes áreas. O programa aproxima os gestores públicos de soluções desenvolvidas por startups e permite que empreendedores testes seus produtos no ambiente público. O programa busca, a partir de desafios elencados por órgãos públicos, selecionar empresas nascentes que apresentem ferramentas capazes de melhorar a prestação de serviços. Para o gestor, há o contato com empresas e soluções antes desconhecidas e a capacitação em práticas de trabalho inovadoras. Para as empresas nascentes, há a possibilidade de aprimorar os seus produtos, ganhando escala suficiente para oferecer produtos robustos e bem-sucedidos. O programa teve a sua segunda edição lançada em setembro de 2017 e teve como resultado doze soluções sendo recomendadas para testes. Como exemplo, é possível citar a Aquarela, que criou um ranking de preenchimento das bases de nascimentos e óbitos para municípios e entregou produtos finalizados que auxiliaram no desenvolvimento de políticas.
Keywords: Pitch.Gov.SP;  start-ups;  inovação;  tecnologia;  primeiro setor
Target: Pitch Gov.SP é um programa que busca, a partir de desafios elencados por órgãos públicos, selecionar empresas nascentes que apresentem ferramentas capazes de melhorar a prestação de serviços. A busca pelas soluções baseia-se na crença de que a vivência entre gestores e startups é frutífera para ambos. Para o gestor, há o contato com empresas e soluções antes desconhecidas e a capacitação em práticas de trabalho inovadoras, o que pode desde ajudar na elaboração de termos de referência para serviços de inovação até apresentar um pouco da cultura empreendedora aumentando sua visão de mundo. Se os resultados forem positivos é possível viabilizar a solução no futuro com mais conhecimento de causa, entendendo o que funciona ou não. Já para as empresas nascentes, por um lado há a possibilidade de aprimorar seus produtos, ganhando escala suficiente para oferecer produtos robustos e bem-sucedidos. Por outro, startups ao participarem no Pitch Gov.SP adquirem um selo de impacto social que pode ser utilizado como estratégia de marketing, tornando-as, novamente, mais robustas para o mercado.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Karla Bertocco Trindade, Subsecretária de Parcerias e Inovação. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4148
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PITCH GOV.SP.pdf800.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.