Title: Categoria Graduando 3º Lugar: A estratégia do manejo da madeira a nível de planejamento urbano e regional: o caso do noroeste fluminense
Authors: Silva, Carla Johanna Lessa
Publisher: VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 77 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Carla Johanna Lessa Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo planejar e ensaiar o fomento florestal no Noroeste Fluminense, buscando suprir a demanda de madeira da região, que tem como principal consumidor a construção civil. Os estudos e análises apresentados pretendem comprovar a viabilidade e o potencial regional para o plantio de florestas, elucidando os benefícios sociais, econômicos e ambientais que a atividade pode trazer às cidades que compõem a mesorregião. Sendo necessária, também, a observação de todas as legislações ambientais que regulam e incentivam o manejo florestal no Brasil. A metodologia aplicada ao estudo desenvolve-se através de uma pesquisa de campo, realizada com os comerciantes da região, para compreensão da logística de comercialização da madeira no Noroeste Fluminense e pela análise dos dados econômicos e sociais dos municípios para estabelecimento de uma rota de ações que possibilitará a implementação da atividade. Através de uma proposta de zoneamento territorial, que separará para as três atividades (agricultura, pecuária e florestas) percentuais de plantio, objetivando reorganizar o território produtivo, foi possível realizar um ensaio que consegue demonstrar quantitativos produtivos e econômicos referentes ao manejo de madeira proposto para a mesorregião.
Keywords: plano de desenvolvimento florestal;  madeira;  noroeste fluminense;  manejo florestal
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
metadata.dc.description.additional: Categoria Graduando 3º Lugar - Tema: Tendências de médio e longo prazo para o setor de florestas plantadas - Sub-tema: produção, consumo, distribuição geográfica, investimentos, exportação e formação de mão de obra.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3824
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.