Title: Experimentação e novas possibilidades em governo: aprendizados de um laboratório de inovação
Authors: Ferrarezi, Elisabete
Lemos, Joselene
Brandalise, Isabella
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 52 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Esta obra, o quarto volume da coleção Inovação na Prática, cumpre uma importante tarefa: apresentar a um público mais amplo o que faz, como faz e que resultados pode gerar um laboratório de inovação, a partir da experiência de dois anos do GNova. Essa tarefa representa um desafio adicional pela multiplicidade de parceiros, métodos e abordagens desenvolvidas nesse período. Foram escolhidas seis experiências representativas, dando conta de parte dessa diversidade. O relato vivo, apresentado a partir de uma narrativa dos fatos e de depoimentos de pessoas que viveram a experiência, permite uma apreciação do potencial de transformação desse tipo de prática. Essa obra responde também a outro desafio: o de buscar métodos fidedignos para a avaliação de processos de inovação pública. O descompasso entre a velocidade e agilidade de processos de inovação em relação a um ritmo mais espaçado de processos avaliativos sugere que, também nesse campo, inovação e experimentação mostram-se necessárias. Aqui, entrevistas em profundidade, avaliações qualitativas e a retomada de diálogo com os participantes para apurar os efeitos gerados pelos projetos de inovação permitiram vislumbrar a geração de valor decorrente do uso de metodologias ágeis, de processos de cocriação, da precisa caracterização de problemas, da escuta aos usuários dos serviços e aos demais atores envolvidos, do alinhamento estratégico, dos impactos econômicos positivos e da mudança de mentalidade gerados por processos dessa natureza. Esta obra responde ainda a um último desafio: o de contribuir para transformar a inovação em algo cada vez mais institucional e cada vez mais sistêmico. Se um laboratório de inovação, gerenciando projetos específicos por meio de parcerias, dá conta de reforçar a institucionalidade, a lógica de cooperação, a mudança de cultura, a transformação de pontos de vista e de maneiras de pensar, a capacitação de atores relevantes e a ‘permissão’ para inovar outorgada por esses tipos de espaços e de iniciativas acentuam o caráter sistêmico dessa transformação.
Keywords: inovação;  gestão pública;  laboratório de inovação;  experimentação;  metodologia;  relato de experiência
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN: 978-85-256-0101-8
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3691
Appears in Collections:Coleção Inovação na Prática


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.