Title: Seminário a arte de liderar e coordenar grupos e equipes
Authors: Santana, Henrique Dantas de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: 37 p.
Issue Date: 23-Sep-2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Liderança
Abstract: A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveu, o seminário A arte de liderar e coordenar grupos e equipes, ministrado pelo professor e consultor Henrique Dantas de Santana. A capacitação teve como objetivo apresentar fatores essenciais que potencializam a coordenação eficiente de grupos e equipes. Na mesa de abertura, a chefe de Assessoria de Cooperação Internacional da Enap, Iara Cristina da Silva Alves, destacou a grande procura pelo evento, que reúne servidores públicos de quase todos os estados do Brasil, oriundos de diversos órgãos e entidades. Iara também falou sobre a importância das questões que serão abordadas na capacitação. “Os profissionais que atuam como gestores estão preocupados em como estimular a equipe e fazer com que essa equipe se enxergue como um grupo com identidade. Um grupo de pessoas organizado com um objetivo em comum. Esses são os aspectos norteadores desse seminário”, disse. Em seguida, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SEGRT/MP), Augusto Akira Chiba, ressaltou que o tema é de extrema importância para a área de atuação da Secretaria. “A parte mais difícil para um líder é motivar a equipe. Se a equipe não estiver motivada, não é possível atingir os objetivos. Nosso desafio é formar lideranças desde o início, para cada nível de gerência, em todas as carreiras da Administração Pública”, afirmou. Henrique Dantas de Santana deu início à sua palestra agradecendo o convite da Enap e a confiança do público presente, destacando que é importante se trabalhar a confiança nas equipes. O professor também apresentou a dinâmica da atividade, que incluiu exposição dialogada e dinâmicas de grupo. A atividade foi gravada e disponibilizada posteriormente nos canais de comunicação da Enap.
Keywords: liderança;  gestão de pessoas;  engajamento;  serviço público
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3688
Appears in Collections:Seminários Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Seminário a arte de liderar e coordenar grupos e equipes.pdfSeminário a arte de liderar e coordenar grupos e equipes1.45 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.