Title: Programa Fogões Ecoeficientes
metadata.ods.dc.contributor.author: Instituto Perene
Contact: Renata Valladares
E-mail: renata@perene.org.br; guilherme@perene.org.br
Telefone: 71 3264 3199 / 71 9 9995 2021
Endereço: Rua Belo Horizonte, 64. Jardim Brasil. Salvador/Bahia
Local de realização: Região do Recôncavo, Bahia, Brasil
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-BA:Bahia
Start Date of Deployment: 2-Jan-2008
Award date: 14-Dec-2018
Objective: O Programa Fogões Ecoeficientes no Recôncavo Baiano tem como objetivo geral melhorar a vida nas comunidades rurais do Brasil por meio da disseminação de tecnologia melhorada para cocção domiciliar. Os objetivos secundários são: • engajar comunidades rurais na eficientização do uso da lenha • empoderar mulheres locais para assumir o papel de líderes e monitores nas suas comunidades • substituir os atuais fogões rudimentares com fogões eficientes, de longa durabilidade • capacitar usuários do fogão • melhorar a qualidade do ar nos lares • estimular a economia local • reduzir o consumo de lenha • neutralizar emissões de carbono • alcançar, anualmente, a certificação independente de impactos.
Abstract: O Programa Fogões Ecoeficientes é uma prática realizada pelo Instituto Perene, uma organização sem fins lucrativos, voltado às famílias de baixa renda de comunidades rurais do Recôncavo Baiano. Desde 2008, em parceria com a Natura Cosméticos, o Instituto Perene realiza a substituição dos tradicionais fogões a lenha da região (montados com uma chapa sobre tijolos) por um fogão eficiente, que consome menos lenha, melhora a qualidade do ar nas casas e torna o processo de cocção muito mais rápido e eficiente. O fogão ecoeficiente envolve uma estrutura em alvenaria; uma câmara de combustão de material refratário, que suporta altas temperaturas e reduz em até 50% o consumo de lenha; o isolamento térmico; uma chapa de duas bocas; e uma chaminé que direciona a fumaça diretamente para fora das casas.
Subject: fogões ecoeficientes;  famílias de baixa renda
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Social;  Ambiental
Target Audience: Agricultores;  Famílias de baixa renda;  Produtores rurais – pequenos;  Trabalhadores rurais
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3640
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Programa Fogões Ecoeficientes - final.pdf920.92 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.