Title: CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes
metadata.ods.dc.contributor.author: Associação Franciscana de Solidariedade
Contact: Joice Oliveira Pires
E-mail: joice.oliveira@sefras.org.br; tecnico@sefras.org.br
Telefone: (11) 3291 4433
Endereço: Rua Hanneman, 352 - Canindé - São Paulo / SP
Deployment Site: Local de implantação::Sudeste::BR-SP:São Paulo::3550308:São Paulo
Start Date of Deployment: 11-Nov-2014
Award date: 11-Dec-2018
Objective: O CRAI tem como público-alvo direto: pessoas imigrantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, residentes ou em trânsito na cidade de São Paulo, independentemente de sua nacionalidade, situação imigratória e documental. Não há restrição quanto à faixa etária, sexo, escolaridade e renda, mas, comumente, o público-alvo direto apresenta-se em situação de vulnerabilidade social e risco, justamente por estar em situação de imigração. Tem como público-alvo indireto: servidores públicos, profissionais que atuam com a temática da imigração e imigrantes para as ações de formação na temática migratória e de educação em direitos humanos; Secretarias do Poder Público e organizações da sociedade civil interessadas em realizar parceria para a inclusão de imigrantes no mercado de trabalho. A prática tem como objetivo geral ofertar atendimento especializado e gratuito a imigrantes na cidade de São Paulo por meio do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI).
Abstract: O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) é um dos serviços do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) do município de São Paulo e com o Ministério da Justiça e Cidadania, para oferecer atendimentos especializados à população de imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo. Destaca-se o atendimento direto, multilíngue, especializado e gratuito a pessoas imigrantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, residentes ou em trânsito, independente de sua nacionalidade, situação imigratória e documental. Não há restrição quanto à faixa etária, gênero, escolaridade e renda, mas, comumente, o público-alvo direto apresenta-se em situação de vulnerabilidade social e risco, justamente por estar em situação de imigração.
Subject: imigrantes
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: Desempregados;  População em geral
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3633
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - CRAI - Centro de Referência e Atendimento - final.pdf889.58 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.