Title: Projeto Alto Uruguai I
metadata.ods.dc.contributor.author: Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Contact: Rubia Helena Becker Ulber Sehnem; Eduardo Külzer
E-mail: rubia.sehnem@eletrosul.gov.br; kulzer@eletrosul.gov.br
Telefone: 48 3231 7270 / 48 9971 7421
Endereço: R. Dep. Antônio Edu Vieira, 999 – Pantanal – Florianópolis/SC
Deployment Site: Local de implantação::Sul::BR-SC:Santa Catarina
Local de implantação::Sul::BR-RS:Rio Grande do Sul
Start Date of Deployment: 2007
Award date: 2018
Objective: - Introdução de 35 biodigestores para o aproveitamento dos dejetos suínos de 17.000 animais de 35 pequenas propriedades, abrangendo 29 municípios do Oeste do Estado de Santa Catarina e do Noroeste do Rio Grande do Sul; - Instalação de 50 placas de aquecimento solar; - Sensibilização e conscientização da população dos municípios contemplados no Projeto através de campanhas educativas para professores e alunos da Rede Pública de Ensino, e também para líderes e agentes comunitários; - Elaboração de Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGES e diagnóstico energético dos 29 municípios; - Inclusão energética dos habitantes das cidades selecionadas (intensificação do programa Luz Para Todos).
Abstract: O projeto Alto Uruguai I é um projeto-piloto de produção e consumo sustentável de energia, iniciado em 2007 e concluído em 2010, com o propósito de dar destino e uso sustentável aos dejetos da criação de suínos. O projeto teve como base o desenvolvimento de ações em três campos: conservação da energia; capacitação de professores e agentes comunitários; e utilização de fontes alternativas de energia e ainda a inclusão da população local aos benefícios energéticos, vinculados ao programa Luz Para Todos. Participam do projeto 29 prefeituras, 35 proprietários com seus empregados, comunidades, professores e alunos das localidades de abrangência.
Subject: energia elétrica;  consumo sustentável;  fontes alternativas de energia;  energia renovável;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Dimension of Practice: Social;  Ambiental
Target Audience: População em geral
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3619
Appears in Collections:Organizações com fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFL - Projeto Alto Uruguai I.pdf849.5 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.